Sintra inaugura exposição de fotografia de Rui Ochoa

A Câmara Municipal de Sintra inaugurou, esta quinta-feira, a exposição de fotografia de Rui Ochoa “74-99” que estará em exibição até 17 de março no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, com entrada gratuita.

Esta exposição retrata os primeiros 25 anos da democracia portuguesa e, atravessando uma série de acontecimentos, pessoas e paisagens diversas, marca não só o retrato do que Portugal era há 50 anos, mas todo o percurso histórico e as transformações políticas, económicas e sociais desse tempo. Por esse motivo, esta mostra, de uma parte do trabalho do jornalista e fotógrafo, está inserida na programação das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “é uma honra para Sintra receber esta exposição,  que percorre em imagens o percurso do nosso país e da democracia”.

O autor da exposição, Rui Ochoa, refere que “esta é uma parte do livro “74-99” e acrescenta “são imagens escolhidas de entre as muitas que fui reunindo ao longo dos primeiros 25 anos da nossa democracia”.

Enquanto fotógrafo, editor e diretor de fotografia do Jornal Expresso ao longo de mais de 30 anos, entre outras funções institucionais que acumulou, Rui Ochoa acompanhou de perto milhares de notícias nacionais, internacionais e personagens relevantes da cultura e da política, que fazem do seu acervo fotográfico um dos mais importantes da história da fotografia em Portugal.

Esta exposição é uma revelação em primeira mão das reportagens, viagens, encontros oficiais que testemunham os temas eminentemente nacionais, mas também internacionais, e que constroem um valioso trabalho histórico sobre o país.

Esta exposição é uma consequência inevitável de um livro (com o mesmo título) que foi publicado e que de forma mais completa e pormenorizada, conta e mostra fotografias da história recente do país, acompanhados por textos que testemunham na primeira pessoa esses acontecimentos importantes.

O livro "74-99" está à venda ao público na Livraria Municipal, situada no átrio principal do MU.SA – Museu das Artes de Sintra.