Castelo dos Mouros iluminado de azul no Dia da Síndrome de Angelman

A Câmara Municipal de Sintra e a Parques de Sintra – Monte da Lua associam-se às comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Angelman, assinalado a 15 de fevereiro, com a iluminação do Castelo dos Mouros de azul, de forma a alertar para os sintomas associados a esta doença rara.

Esta ação, promovida pela Associação Angel – Associação de Síndrome de Angelman de Portugal, visa sensibilizar para a existência desta doença rara, proporcionando-lhe maior visibilidade e alertando para os seus sintomas.

Simultaneamente, representa uma demonstração pública de apoio às pessoas afetadas por esta condição e às suas famílias.

O Dia Internacional da Síndrome de Angelman é assinalado em fevereiro por ser o mês das doenças raras, tendo sido escolhido o dia 15 devido à ausência ou a mutação do cromossoma 15, que é a causa desta doença.

A síndrome de Angelman é um distúrbio neurológico caracterizado por atraso mental e alterações do comportamento. Caracteriza-se, entre outros, pelo atraso severo no desenvolvimento, dificuldade na fala, distúrbios no sono, convulsões, movimentos desconexos e sorriso frequente.

A nível internacional, a iniciativa abrange locais emblemáticos como as Cataratas de Niágara (Canadá), a Fonte de Cibeles (Espanha), o Burj Khalifa (Emirados Árabes Unidos) ou o Capitólio do Estado da Pensilvânia (Estados Unidos da América).