Procissão de Nossa Senhora da Praia em Colares

procissao

Na Praia das Maçãs realiza-se este domingo, dia 27, a tradicional Procissão de Nossa Senhora da Praia que leva ao oceano a imagem da Virgem Maria, após a Eucaristia celebrada na capelinha local, às 16H00.

A procissão que leva a Nossa Senhora ao mar iniciou-se em 1896 na sequência da construção de uma ermida em sua honra por Alfredo Keil, inspirado pela lenda, segundo a qual, teria sido encontrada uma imagem de Nossa Senhora junto às rochas da Praia das Maçãs.

Depois da morte do autor da música do Hino Nacional de Portugal, a festa foi retomada há 30 anos, primeiro por moradores e veraneantes, agora é dinamizada pela Irmandade de Nossa Senhora da Praia.

Na procissão, voluntários transportam vários andores com as imagens de Nossa Senhora da Praia, Nossa Senhora dos Mares (Azenhas do Mar), Nossa Senhora do Carmo (Padroeira dos Surfistas da Praia das Maçãs), S. Marçal Padroeiro dos Bombeiros Voluntários, Menino Jesus, Nossa Senhora de Fátima, São José, Sagrado Coração de Jesus e Santo António de Lisboa. Os andores são levados até ao oceano, onde ficam a aguardar o lançamento de pétalas de rosa vindas do céu.

Trata-se de um grande motivo de atração para a população local e visitantes de vários pontos do país.