“No Reino das Nuvens: os Artistas e a Invenção de Sintra” inaugurada exposição

“No Reino das Nuvens: os Artistas e a Invenção de Sintra” é a mais recente exposição do MU.SA –  Museu das Artes de Sintra, inaugurada esta quinta-feira, 27 de maio, pelo Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Inserida nas celebrações dos 25 anos da classificação de Sintra como Paisagem Cultural da Humanidade pela UNESCO, a exposição estará patente até dia 17 de outubro, com entrada gratuita.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, esta exibição marca “um grande momento para Sintra, não só pela sua qualidade, mas também como símbolo de prioridade que a autarquia dá à cultura, que é fonte de bem-estar, qualidade de vida, cidadania e de democracia mais aperfeiçoada. É neste quadro que nos movimentamos e é isso que estamos e continuaremos a fazer. A criação desta exposição é um passo muito importante na concretização dessa estratégia”, sublinhando ainda que “no último ano, foi a cultura que nos manteve vivos. Esse tempo de sobrevivência já passou, agora é tempo de construir”.

Graça Fonseca congratulou os 25 anos da classificação de Sintra pela UNESCO, dizendo que “Sintra é muito mais do que apenas a Paisagem Cultural da forma como foi classificada. Hoje, pelo trabalho que se tem realizado no concelho, sobrepõem-se várias camadas fundamentais de trabalho artístico, de equipamentos culturais, de exposições como esta”, destacando o “extraordinário crescimento de Sintra como território cultural e artístico, que julgo que é a primeira marca distintiva que hoje aqui nos reúne”.

A apresentação à imprensa aconteceu um dia antes, quarta-feira, e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que visitou a exposição e considerou a mostra como “verdadeiramente excecional. Que eu me recorde, este é o melhor retrato jamais apresentado de Sintra, em Sintra, com passado e virado para o futuro”, mencionando ainda que “é um salto qualificativo na projeção de Sintra, para os sintrenses e para fora, com peças únicas, numa exposição que é única”.

Presente nesta cerimónia esteve também o curador da exposição, Victor dos Reis, que caracterizou Sintra como “uma grandiosa invenção feita ao longo de gerações, por múltiplas pessoas. Esta exposição é a minha contribuição para o desafio proposto para a sua criação, e o evidenciar, pela minha profissão e percurso, o papel crucial dos artistas naquilo a que hoje conhecemos e reconhecemos como Sintra”.

“No Reino das Nuvens: os Artistas e a Invenção de Sintra” tem como mote a arte, os artistas e a sua longa e íntima relação com este lugar, ao mesmo tempo natural e cultural, continuamente idealizado, imaginado e transformado.

O seu acervo reúne mais de 200 obras de diferentes criadores e períodos históricos (da pré-história à contemporaneidade), das quais 31 foram propositadamente criadas para esta exposição, enquanto outras serão apresentadas ao público pela primeira vez. É composta por pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, livros de artistas, fotografias, vídeos, instalações, mas também por peças arqueológicas e outras que habitualmente não são classificadas como arte, combinadas com alguma da literatura inspirada por Sintra.

A exposição, constituída por seis núcleos, é complementada com um catálogo que reproduz a quase totalidade das obras expostas e integra ensaios de Maria de Aires Silveira, Vítor Serrão e Victor dos Reis, assim como com um programa de atividades paralelas, constituído por conversas temáticas, concertos, visitas guiadas e ações pedagógicas junto das escolas.