Museus de Sintra iniciam 2023 com mais atividades gratuitas

A Câmara Municipal de Sintra inicia o ano de 2023 com novas atividades nos seus Museus Municipais. A programação do mês de janeiro é variada e em muitos casos de participação gratuita.

A pensar nos mais variados públicos os Museus Municipais de Sintra oferecem, neste primeiro mês do ano, uma programação com uma diversidade de atividades didáticas na maioria dos casos destinadas a todas as idades, destacando ainda atividades especialmente dedicadas a famílias e aos mais jovens.

Serão realizadas visitas guiadas temáticas, exposições, conversas com escritores, uma nova sessão do clube de leitura, conferência/debate sobre a obra e biografia de Ferreira de Castro, uma oficina educativa, um espetáculo musical e uma exposição fotográfica, entre outros.

Na programação de janeiro destacam-se as atividades comemorativas do Dia Mundial do Braille e do Dia do Compositor e ainda as atividades pensadas em homenagem ao irreverente pintor, ilustrador e caricaturista português, Leal da Câmara, que deixou em Sintra um espólio inigualável com as obras irreverentes de caricaturas alusivas à monarquia portuguesa, à igreja católica, à guerra e ao mundo saloio.

A participação nas atividades nos espaços dos Museus Municipais de Sintra requer inscrição prévia. A Câmara Municipal de Sintra relembra que o acesso aos museus municipais é gratuito durante todo o ano, com exceção de algumas atividades pontuais.

 

PROGRAMAÇÃO

 


MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

Até 31 de janeiro | de terça-feira a sábado – das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Exposição fotográfica “Os três sarcófagos etruscos de Sir Francis Cook –  De Antiguidades Decorativas a Testemunhos Históricos”

Publico em geral

 

14 janeiro | 15h00

Visita guiada à exposição “Entre o Signo da Cruz e o Signo do Crescente”

As peças expostas remontam às épocas islâmica, medieval e moderna, testemunhando o quotidiano das populações multiculturais – judeus, mouros e cristãos – que habitavam Sintra. Esta fusão caracteriza, afinal, as populações desde há séculos conhecidas como “saloias”, sobretudo formadas e definidas como tal no decurso do longo período representado através dos materiais expostos.

Público em geral

 

28 janeiro | Sessão única 10h30 às 12h30

Famílias no Museu | Oficina Educativa “Ao Sol e ao Oceano – As divindades e os seus mitos”

Através de uma visita à exposição «Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano», onde se encontram os principais achados do Sítio Arqueológico do Alto da Vigia – entre eles os altares consagrados ao Sol, à Lua e ao Oceano –, os participantes terão a oportunidade de descobrir um lugar sagrado que remonta ao apogeu do Império.

Famílias

 

MFC - Museu Ferreira de Castro

6 janeiro | 18h00

Clube de Leitura - livro "Os Anos", de Annie Ernaux.

Estendendo-se por um período que vai de 1941 a 2006, em Os Anos conta-se uma história que é simultaneamente coletiva e pessoal, transversal e intimista, de sessenta anos da vida de um país e da vida de uma mulher. Galardoado com diversas distinções este livro confirmou Annie Ernaux como uma das mais importantes vozes da literatura francesa deste século.

Público em geral

 

20 janeiro | 18h00

CANCELADO

O Autor e o seu Livro - Liberto Cruz, Obra Poética

Às terceiras sexta-feiras de cada mês de janeiro a maio e de outubro a dezembro um Autor comenta o seu livro recentemente publicado.

Público em geral

 

28 janeiro | 15h30

Conversas sobre Ferreira de Castro

Conferências informais sobre grandes temas tratados na obra Castriana e episódios marcantes da sua biografia ou personalidade.

Público em geral

 

MAT - Museu Anjos Teixeira

6 janeiro a 28 de abril

Exposição Obra em destaque - Pedro Anjos Teixeira visto pelos outros

Nesta exposição vamos exibir quadros e desenhos de Pedro Anjos Teixeira feitos por amigos.

Público em geral

 

7 janeiro | 15h30

O Museu é Meu – Comemoração do Dia do Braille 

A 4 de janeiro comemora-se o Dia Mundial do Braille. A data assinala o nascimento de Louis Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que sendo um símbolo de inclusão, permite através do toque facilitar a vida do cidadão invisual e a sua integração na sociedade. Na sequência da visita oferecemos um atelier de escultura onde os visitantes possam fazer cada um uma escultura em pasta de modelar, usando ou não, o sentido da visão.

Famílias com crianças (maiores de 4 anos)

 

CMLC - Casa-Museu de Leal da Câmara

10 janeiro a 5 de maio | 15h00

Exposição temporária: Originais de Leal da Câmara para Azulejos da Fábrica Lusitânia (Lisboa)

Público em geral

 

14 janeiro | 15h00

O Museu é Meu - Visita guiada Temática: Leal da Câmara Retratista

Famílias e Público em geral

 

MHNS - Museu de História Natural de Sintra

 21 janeiro | Todo o dia

O Museu é Meu – Calendário Cósmico: Dia de Ano Novo – Big Bang

Público em geral 

 

MU.SA - Museu das Artes de Sintra

CANCELADO (data a divulgar em breve) 

O Museu é Meu – Comemoração do Dia do Compositor

Para comemorar este dia propõe-se um espetáculo musical com a participação do Grupo Coral Allegro (ao abrigo do protocolo PAMACS).

Famílias e Público em geral

 

 

 

Contactos:
CMLC - Casa-Museu de Leal da Câmara | 21 923 88 41
MAT - Museu Anjos Teixeira | 21 923 88 27
MFC - Museu Ferreira de Castro | 21 923 88 28
MHNS - Museu de História Natural de Sintra | 21 923 85 63
MU.SA - Museu das Artes de Sintra | 21 923 61 06
MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas | 21 923 86 08

 

Image
Image