Multiusos de Belas recebe XXI Concurso de Artesanato de Natal

O Edifício Multiusos Cultural de Belas tem patente a exposição do XXI Concurso de Artesanato de Natal, organizado pelo GAVE – Grupo de Artistas de Vale de Eureka, em exibição até dia 8 de janeiro.

As peças de artesanato apresentadas foram executadas em cerâmica, madeira, tecidos, entre outros materiais, e constituem um total de 90 obras, que podem ser vistas das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Neste concurso, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, concorreram artesãos particulares e diversas instituições, nomeadamente IPSS’s e escolas de Queluz e Belas, apresentando uma forte adesão por parte da comunidade.

O Concurso de Artesanato de Natal visa sensibilizar a comunidade local para a tradição cultural da promoção da manifestação artística, mantendo, assim, viva uma tradição secular enraizada no espírito natalício, dinamizando também a produção de artesanato associado ao Natal.

Em simultâneo, decorre uma exposição de fotografias das montras do IV Concurso de Decoração de Montras de Natal da União de Freguesias de Queluz e Belas, que tem contribuindo para a dinamização do Comércio Tradicional. Na decoração das montras foram utilizados materiais como a cerâmica, a madeira e tecidos, e promoveu-se a reutilização de materiais.

Durante estas exposições, os visitantes são convidados a votar nas peças e montras exibidas. Posteriormente, o júri dos concursos efetuará a avaliação tendo em conta os critérios de originalidade e criatividade, a harmonia estética do conjunto e as cores e materiais utilizados.

Desta forma, será atribuído o Prémio Principal de Artesanato de Natal, o Prémio Melhor Decoração e Montra de Natal, o Prémio Especial do Júri –Artesanato de Natal, o Prémio do Público, o Prémio União de Freguesias de Queluz e Belas, o Prémio GAVE, o Prémio Fundação Aga Khan e o Prémio Comunicação Social.

A cerimónia de entrega dos prémios acontece no domingo, dia 8 janeiro, a partir das 15h00, e os resultados finais do concurso serão divulgados nas plataformas digitais da União de Freguesias de Queluz e Belas.