Centros Lúdicos de Sintra com novas atividades em janeiro

Durante o mês de janeiro a Câmara Municipal de Sintra promove nos Centros Lúdicos do concelho novas atividades gratuitas a pensar nos mais diversos públicos.

As atividades programadas para o primeiro mês do ano de 2023 são especialmente dirigidas aos mais jovens, às suas famílias e à comunidade educativa, com ateliês de expressão artística e criativa, jogos didáticos, conversas temáticas, histórias e atividades de grupo que prometem transformar-se em momentos inesquecíveis de convívio e de partilha entre miúdos e graúdos, com muita diversão à mistura.

Para participar da atividade do Clubes A. Tua pela Youth Coop, a inscrição deverá ser feita AQUI.

Já a participação nas restantes atividades dirigidas à comunidade educativa requer inscrição através dos contactos do equipamento lúdico correspondente.

Saiba mais sobre estes equipamentos municipais AQUI.

Centro Lúdico das Lopas

28 janeiro | 15h30

Museu das Emoções

Um museu, uma mala que viaja até ao Centro Lúdico das Lopas, aguardando que alguma pessoa a abra e descubra o poder da literacia emocional, desenvolvimento pessoal e expansão do pensamento através de um universo de objetos únicos, jogos ímpares e estórias maravilhosas. Todas as idades. Aberto à comunidade.

Sábados | 10h00 às 13h00

CLUBES A.TUA | YOUTH COOP – Equipa do Centro Lúdico das Lopas

Os Clubes A.Tua decorrem no Centro Lúdico das Lopas e são um espaço de partilha criado para jovens residentes no município de Sintra.

Aqui, podes estabelecer objetivos, trabalhar em grupo, participar em atividades e, até mesmo, criar projetos.

Nos Clubes A.Tua os participantes são desafiados a adotar uma postura ativa através de desafios de grupo, atividades ao ar livre, voluntariado, jogos, convívio e muito mais! Entre os 14 e os 18 anos. Aberto à comunidade.

Comunidade Educativa

Programa de atividades disponíveis para grupos e escolas mediante marcação prévia.

Hora do Conto

Ouvir uma história estimula a criatividade das crianças e, consequentemente, a aprendizagem de novos conteúdos. A exploração de diversas emoções e sensações possibilitam a reflexão e construção de um cenário único, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e concentração.  História disponível: “As preocupações do Billy” de Anthony Browne. Para J.I. e 1º Ciclo.

Centro Lúdico de Massamá

7 janeiro| Todo o dia

“AGUARELAS” | Ateliê

Oficina de Expressão Criativa, que promove a utilização de aguarelas e exploração de diferentes técnicas de pintura na área da expressão plástica.

A água permite que a tinta tenha uma transparência, o que pode resultar em efeitos muito interessantes na pintura. A partir dos 6 anos.

21 janeiro | 15h00

“TARDE A JOGAR” | Jogos de Mesa

Os jogos de tabuleiro ativam capacidades essenciais na criança, como comunicação verbal, o raciocínio lógico, a concentração e a interação social.

Durante a tarde o Centro Lúdico vai dinamizar e explorar diferentes jogos de mesa com os seus utilizadores. Todas as idades.

Comunidade educativa

Oficina de expressão plástica

Oficina de Expressão Criativa, que promove a reutilização de diversos materiais e exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica. Para J.I. e 1º ciclo

Hora do conto

Histórias disponíveis: “Sara tem um grande coração”, de Peter Carnavas; e “Histórias para espreitar”, baseado na obra “Histórias de Cantar”, de Margarida Fonseca santos.  Para J.I. e 1º Ciclo.

Centro Lúdico de Rio de Mouro

7 janeiro | 11h00

Histórias em Família – “O Quebra Nozes” | Hora do Conto

Ouvir uma história estimula a criatividade das crianças e, consequentemente, a aprendizagem de novos conteúdos. A exploração de diversas emoções e sensações possibilitam a reflexão e construção de um cenário único, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e concentração. Todas as idades.

21 janeiro | Todo o dia

Jogos em Família – “O Jogo Mistério” | Jogos de Mesa

Neste dia a equipa de animação do Centro Lúdico dinamiza diferentes jogos de mesa com os seus utilizadores e famílias. Todas as idades

26 janeiro | 15h00

À Conversa sobre … a tolerância | Conversas desconstruídas

Sessão de partilha entre os participantes sobre as diferenças e a tolerância, reforçando a importância do diálogo aberto. Todas as idades.

Comunidade educativa

Histórias | Hora do Conto

História disponível: “O Quebra Nozes”.  Para J.I. e 1º Ciclo

“Aprendizes de Feiticeiros” | Jogo de Mímica

Através de uma dramatização a equipa do centro lúdico vai dinamizar um jogo de mímica onde os participantes são convidados a mimar palavras ou ações de uma forma divertida! Para J.I. e 1º ciclo.

“Reciclagem de Roupa” | Oficina de Expressão Artística

Nesta oficina, os participantes podem fazer, de forma criativa, trabalhos de adaptação e reciclagem de peças do seu vestuário. A alteração de roupas permite o reaproveitamento e reciclagem de materiais, que se traduz numa resposta sustentável e ecológica. A partir do 2º ciclo do ensino básico.