IV Encontro de História de Sintra

encontro-historia-alagares

A Câmara Municipal de Sintra e a Alagamares Associação Cultural vão promover nos dias 29 e 30 de maio o IV Encontro de História de Sintra, no Palácio Valenças.

Durante dois dias, dez oradores vão apresentar e debater com os presentes várias temáticas ligadas à história. O encontro é subordinado ao tema "Historiadores Sintrenses", numa homenagem aos inúmeros estudiosos da temática sintrense.

Programa:

Dia 29 de maio

9h30m - Receção aos participantes e distribuição de documentação.
10h00 - Abertura do IV Colóquio de História de Sintra presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e pelo presidente da Alagamares, Fernando Morais Gomes.
10h45m - Miguel Real: «Historiadores de Sintra»
11h30m - Maria Teresa Caetano: «Os Cavalos do Vento»
14h30m - Rui Oliveira: «Um vizinho Ilustre na Vila de Belas setecentista; Infante D. Manuel Bartolomeu de Bragança»
15h30m - Jorge Telles de Menezes: «António Gancho – Inocência e Liberdade Encarceradas»

16h15m - Comunicação de Ricardo Alves "Ferreira de Castro, 40 anos depois"
Após os trabalhos ocorrerá uma visita dos participantes ao MU.SA, novo Museu das Artes de Sintra

Dia 30 de maio

9h30m - Carlos Manique da Silva: Um projeto de democratização do ensino na I República: a singularidade da Escola Primária Superior de Sintra.
10h30m - Eugénio Montoito: «Efemérides e Memórias: Vobis qui sintrie habitatis».
11h30m - João Rodil: «A Câmara de Sintra e a 1ª República - Figuras e factos de uma jovem democracia».
14h30m - Nuno Miguel Gaspar: «A coleção de vitrais do Palácio da Pena e a coleção de D. Fernando II».
15h30m - Sérgio Luís de Carvalho: «Sintra Medieval - uma vila no contexto do seu tempo».
16h30m - Encerramento por Domingos Quintas, presidente da Assembleia Municipal de Sintra
17h00 - Concerto pelo agrupamento de sopros Trio Pasculi.

A inscrição é gratuita, mas sujeita à lotação da sala.

Saiba mais em: http://www.alagamares.com/29-e-30-de-maio-iv-encontro-de-historia-de-sintra/