Feira Setecentista para descobrir este fim de semana em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra oferece, este fim de semana, um programa diversificado com destaque para a Feira Setecentista, em Queluz, e para as festas em honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel, em São João das Lampas.

Não perca uma viagem até ao século XVIII com a Feira Setecentista que decorre até 8 de setembro, no Largo fronteiro ao Palácio Nacional de Queluz. Com entrada livre, esta edição tem como tema “Jardins, espaços de divertimento e lazer”.

Queluz mergulha no século das luzes com uma feira vibrante que recria o quotidiano setecentista. Os visitantes poderão cruzar-se com marquesas de longas cabeleiras e marialvas com tricórnios emplumados, enquanto exploram ofícios tradicionais como cerâmica, cestaria, pintura de azulejos, tingimento de lãs e tamanqueiro. A feira também oferece tasquinhas, produtos regionais, e doçaria tradicional e conventual.

Na sexta-feira, dia 6 de setembro, pelas 21h00, Paulo de Carvalho sobe ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval, para um concerto solidário que reverterá a favor da Cercitop.

De 7 a 15 de setembro, têm lugar os tradicionais festejos em honra de Nossa Sra. do Cabo Espichel, em São João das Lampas, com entrada livre.

Serão nove dias de festa, com um cartaz que traz a Sintra diversos artistas bem conhecidos do público como os D.A.M.A, Rosinha, João Pedro Pais, Matay ou José Cid.

Além de música, o programa é ainda composto por momentos religiosos, com destaque para o Círio dos Saloios em honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel, no dia 7 de setembro, desde a Paróquia de São Domingos de Rana até São João das Lampas, que terá como passagem a Vila de Sintra.

No dia 7 de setembro, pelas 16h00, realiza-se o 37º Festival de Folclore das Vendedeiras Saloias de Sintra, iniciativa inserida nas Festas em honra de Nossa Senhora da Natividade, no Largo Rossio da Fonte, em Mem Martins.

A Base Aérea nº1 de Sintra e o Museu do Ar promovem o "Dia de Base Aberta" com diversas atividades dirigidas ao público, no dia 8 de setembro, entre as 10h00 e as 17h00, com entrada livre, e a Câmara de Sintra vai estar presente, com um stand onde promoverá o destino Sintra, os seus Museus Municipais e a Região Demarcada de Colares e os vinhos aí produzidos.

No espaço dedicado aos Museus Municipais de Sintra, os visitantes poderão ficar a conhecer o programa educativo do MU.SA - Museu das Artes de Sintra e do MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. O público terá ainda a oportunidade de participar em atividades educativas promovidas pela autarquia. Adicionalmente, poderá conhecer e adquirir publicações e merchandising da Livraria Municipal.

Para completar a oferta cultural, explore o MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, o Museu de História Natural de Sintra, o espólio da Casa-Museu Leal da Câmara e conheça o Museu Anjos Teixeira, todos com portas abertas para o receber.