Colóquio nacional sobre Raul Lino em Sintra

rlino

Cerca de 200 participantes estiveram presentes no 1.º Ciclo de Conferências integrado no Colóquio Nacional sobre Raul Lino em Sintra decorreu nos dias 3 e 4 de abril, no Palácio de Seteais, em Sintra.

A organização, da responsabilidade do IADE (Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário), contou com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, do Hotel Tivoli Palácio de Seteais, da Colares Editora, da EPAV, da Casa Piriquita, entre outras entidades.

Estiveram presentes cerca de 200 participantes e 12 oradores que realçaram a intervenção do arquiteto Raul Lino (1879-1974) em Portugal, celebrando 2014 como ano simbólico da presença do arquiteto em Sintra, ao assinalar os 40 anos do seu falecimento e os 100 anos da inauguração da Casa do Cipreste, casa que foi destinada a habitação sazonal do próprio Raul Lino.

O 2.º Ciclo de Conferências, de verão, encontra-se agendado para os dias 25 e 26 de junho, na Casa dos Penedos em Sintra, com o apoio de Discovery - Culture & Taste, pela cortesia de Miguel Poças, onde se destacará a comunicação de Gonçalo Byrne "Raul Lino, na intimidade da paisagem" e uma dezena de oradores que falarão sobre a arte e o pensamento de Raul Lino, particularmente sobre a ideia de obra de arte total, bem como músicos que executarão peças favoritas do arquiteto-músico e se aventurarão a musicar a sua arquitetura.

Importa salientar, por último, que o 3.º ciclo de Conferências terá lugar no outono e contará com o apoio da Câmara Municipal de Sintra na deslocação a Portugal do Arquiteto Léon Krier, culminando este grande evento com o 4.º Ciclo de Conferências, de Inverno, no dia 21 de novembro, data de nascimento do arquiteto da Casa Portuguesa.