Image

30 de maio de 1621- Nasce André Albuquerque Ribafria

efemeride 30maio

Nascido em São Martinho (Sintra) e aí baptizado em 30 de maio de 1621, foi 4º alcaide-mor do Castelo e Vila de Sintra, e um dos melhores generais da cavalaria portuguesa durante a Guerra da Restauração.

Em 1638, como arcabuzeiro, parte para o Brasil e participa na desastrosa empresa naval de Pernambuco. Regressado a Portugal dois anos depois, torna-se um dos membros da conjura de 1640. Já por este tempo é Alcaide-Mor de Sintra, (19 de maio de 1639).

Em 1641 é nomeado capitão de infantaria para o Alentejo e em 1643, no ataque de Alconchel, é ferido, tendo em outubro sido nomeado governador de Villa Nueva del Fresno. Daqui passa com o seu terço à guarnição de Campo Maior e, mais tarde, à de Elvas. Exerce o governo das armas da província e em 1650 é promovido a general de cavalaria. Comanda o vitorioso combate de Arronches, onde é ferido no rosto, atravessado de lado a lado, e atropelado por duas cargas de cavalaria e dado como morto.

Na manhã de 14 de janeiro de 1650 participa na batalha contra as tropas castelhanas que sitiavam Elvas. Tendo um braço levantado, uma bala de mosquete entrou-lhe por um sovaco, não protegido pela couraça, ferindo-o mortalmente. O corpo foi levado para Elvas, onde esteve exposto na Igreja de Santa Maria de Alcáçova e daí, com pompa militar, no dia 16 levado a sepultar na Igreja de São Francisco dos Capuchos.