Sensibilização para sustentabilidade marinha em debate em Sintra

O Centro Cultural Olga Cadaval recebeu, esta terça-feira, o Kids Dive Summit 2023.

O projeto educativo Kids Dive, é um programa educativo dirigido a alunos e professores que tem como objetivo geral a proteção do meio marinho e da biodiversidade, enquadrando-se na Estratégia de Educação Ambiental do Município.
A Câmara Municipal de Sintra aderiu ao projeto Kids Dive no ano letivo 2018/2019 e, até então, já participaram mais de 700 alunos do 2º ciclo do ensino básico e ensino secundário.

Durante a sessão foram apresentados dois painéis temáticos, o primeiro por Nuno Vasco Rodrigues, do MARE IP Leiria, sob o tema “Os segredos do meu quintal… subaquático” e o segundo por Pedro Coelho e Carolina Miranda, da MARE-ISPA, intitulado “Não te deixes levar pela onda!”. Destaque também para a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos no âmbito do projeto Kids Dive.

Sintra tem cerca de 25 km de orla costeira e pretende com a participação neste projeto formar crianças e jovens no âmbito da “literacia do Oceano”, aumentando a sua consciencialização para a importância do meio marinho e das ameaças de que este é alvo, contribuindo para a formação de uma geração azul e promovendo uma sociedade mais participativa na defesa dos Oceanos e da sustentabilidade.

O projeto Kids Dive integra diversas atividades como batismo de mergulho em piscina com atividades subaquáticas relacionadas com a conservação do oceano, workshop sobre biodiversidade e sustentabilidade (Jardim Zoológico), workshop “Desplastificar o oceano” (APLM), realização de 1 minidocumentário, visita ao Oceanário de Lisboa, visita guiada a uma área marinha costeira local na companhia de biólogos marinhos e sessão para escolas do Summit National Geographic em Portugal.

O Kids Dive é coordenado pelo MARE/ISPA-IU – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, em colaboração com a Câmara Municipal de Sintra e várias entidades como a National Geographic Education, o Oceanário de Lisboa, o Jardim Zoológico de Lisboa, a APML – Associação Portuguesa de Lixo Marinho, entre outros.

Mais informações sobre o Kids Dive AQUI.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos