Aniversário do Parque Natural Sintra-Cascais assinalado em Sintra

O Centro Cultural Olga Cadaval recebeu, esta quinta-feira, o Fórum da Biodiversidade do Parque Natural de Sintra-Cascais subordinado ao tema “Onde a Natureza e Cultura coabitam em harmonia”.

O evento, organizado pelo ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, alia o 42 º aniversário do Parque Natural Sintra-Cascais e o Dia da Floresta Autóctone. 
Com o objetivo de divulgar as boas práticas a favor da biodiversidade este fórum trouxe a debate projetos de investigação e monotorização e de diversas atividades distinguidas como exemplo de promoção de uma cidadania ambiental ativa. 

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, na cerimónia de abertura. afirmou que “esta iniciativa assume uma grande importância na transmissão de conhecimentos sobre a riqueza do Parque Natural Sintra-Cascais”, salientando que “um território civilizado é aquele que protege o ambiente e a biodiversidade”.

Ao longo do dia, os participantes ficaram a saber mais sobre temas que orientam a atividade do Parque Natural, como o restauro e valorização de habitats de espécies prioritárias, a monitorização de mamíferos carnívoros e a preservação da flora e vegetação, assim como a monotorização e conservação dos peixes de água doce nativos e a riqueza da geodiversidade do parque.

Foram também apresentados projetos que se encontram em curso, abraçados pela autarquia, como o Life LxAquila, o Peixes Nativos, Restauro Ecológico do Vale da Adraga ou o Kids Dive. Destaca-se o projeto da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário – Sintra, Mafra e Cascais, impulsionado pela autarquia de Sintra, que pretende unir esforços levando a que o Oceano seja mais azul. 

O fórum encerrou com a apresentação de projetos desenvolvidos em contexto escolar como o “Trilho à Descoberta da Natureza”, desenvolvido por alunos da Escola D. Fernando II, em Sintra e o “Charco com vida” levado a cabo pela Escola D. Pedro IV, em Monte Abrão. Ambos os projetos apresentam-se como veículos de educação ambiental nas escolas de Sintra.    

 

Image

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos

Image
Image