Rede de Parques Agroalimentares reuniu em Sintra

A Rede de Parques Agroalimentares da Área Metropolitana de Lisboa reuniu em Sintra numa receção organizada pela Câmara Municipal de Sintra.

A Rede de Parques Agroalimentares, criada recentemente, junta mais de 20 parceiros entre autarquias, agências da administração central, universidades, associações de promotores, cooperativas e organizações não governamentais (ONG), constituindo uma oportunidade para operacionalizar ações alimentares de base regional e local, através da criação de dinâmicas urbano-rurais de maior proximidade.

Sintra faz parte deste projeto da AML integrada na A2S — Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, juntamente municípios de Mafra e Vila Franca de Xira. Este trabalho em rede irá abordar as áreas da alimentação sustentável, da promoção da dieta mediterrânica e da diminuição do desperdício alimentar.

Na reunião foram abordadas questões relacionadas com as oportunidades de financiamento e a organização e funcionamento dos grupos de trabalho, incluiu ainda uma visita à central de produção e distribuição hortícola ELS - Estevão Luís Salvador, que está ligada à produção agrícola na região de Sintra. Foi ainda promovida uma visita à Escola EB2,3 Rui Grácio, em Montelavar, que desenvolve um projeto de promoção da dieta mediterrânica na alimentação escolar.

A AML trabalha as questões da sustentabilidade e transição alimentar desde 2019, ano em que elaborou, em conjunto com a CCDRLVT, a Estratégia Regional Lisboa 2030, e identificou como dimensão prioritária a Sustentabilidade Ambiental e Alimentar, capaz de cumprir metas ecológicas, económicas, inclusivas, de saúde e de bem-estar para a população metropolitana.

O município de Sintra integra o projeto e a publicação “Transição Alimentar na Área Metropolitana de Lisboa”, da autoria de Rosário Oliveira e Mónica Truninger, que coloca a alimentação no centro do planeamento e desenvolvimento territorial da AML, que Sintra faz parte.

Foi editado e está disponível para consulta na versão e-book, este livro que faz uma abordagem e contextualização da transição alimentar na AML, dá a conhecer a Rede Metropolitana de Parques Agroalimentares (RMPA), da qual o Município de Sintra é uma das entidades fundadoras, e efetua uma síntese dos resultados do ciclo de webinares realizados.

Saiba mais AQUI

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos