Sintra aumenta área de recolha de biorresíduos

Sintra expande a área de atuação para a recolha seletiva de resíduos alimentares - biorresíduos, à União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, num projeto dedicado ao eficaz encaminhamento destes resíduos.

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) abrangem assim com este projeto, mais 20 mil alojamentos e cerca de 42 mil pessoas, a juntar aos já 75 mil habitantes que em 2021 fizeram parte da Operação “Sintra e os Biorresíduos”.

Através desta recolha seletiva, os resíduos passam por um processo que visa potenciar a sua valorização e em simultâneo sensibilizar a comunidade para as questões da sustentabilidade, podendo os munícipes contribuir de forma ativa.

Para concretizar a recolha seletiva de restos alimentares, os SMAS de Sintra estão a entregar nas habitações de um pequeno balde castanho (de 7 litros) e de sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados já existentes na via pública.

Os biorresíduos recolhidos são encaminhados para uma Central de Digestão Anaeróbia, onde é feita uma triagem e um tratamento, para produção de energia elétrica ou composto orgânico para aplicação na agricultura.

Com o alargamento da recolha seletiva ao território de Agualva e Mira Sintra, os SMAS de Sintra dão mais um passo para abranger a totalidade da área urbana do concelho neste sistema de recolha, até ao início de 2024.

Saiba mais AQUI.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos