Consumo responsável

Fundamentação


Noutros tempos, o nível de consumo necessário à sobrevivência humana não afetava, de forma vincada, a sociedade, pois o grau de poluição e a percentagem de consumo efetivo não eram elevados, sendo por isso sustentáveis. Contudo, a partir da revolução industrial, a população começou a crescer cada vez mais e, necessariamente, os recursos naturais disponíveis a apresentarem níveis de escassez cada vez mais elevados e insustentáveis, situação que se tem vindo a agravar ao longo do tempo. Para além disso, com o aumento da poluição, devido à instabilidade atmosférica causada pelos gases tóxicos industriais, a qualidade de vida deteriorou-se. Assim e para que o futuro da humanidade seja garantido, deve alertar-se a população para a necessidade de alterar comportamentos, nomeadamente, através do comprometimento individual para a adoção de atitudes mais conscientes, responsáveis e sustentáveis.

Descrição


Com o “Projeto Consumo Responsável” pretende a Câmara Municipal de Sintra ajudar os consumidores a percecionar a existência de instrumentos e técnicas que permitem atuar de forma crítica e pró-ativa no domínio das escolhas de consumo, de modo a promover a adoção de comportamentos e hábitos mais sustentáveis.

 

Objetivos


Promover comportamentos sustentáveis; consciencializar para a importância da redução da pegada ecológica.

 

Conteúdos


O ciclo do consumo.
Reduzir, reutilizar, reciclar.
Consumir e poupar.
Ética de consumo.

 

Metodologia


O projeto desenvolve-se através da realização de ações de sensibilização, com apresentação do tema, apresentação de vídeos e debate.