Cidadania Ativa

Fundamentação


A sustentabilidade é uma temática transversal à nossa sociedade. Em contexto escolar e recorrendo a uma visão crítica é possível modificar hábitos e comportamentos, tornando-os mais sustentáveis. O consumo é baseado na procura por parte dos consumidores, a escola enquanto veículo de conhecimento permite que os alunos apliquem esse conhecimento e alterem a oferta existente, procurando-se ir ao encontro de uma economia circular.

 

Descrição


Os alunos possuem o conhecimento e a capacidade de melhorar e modificar estilos de vida, bem como impor produtos que estejam disponíveis na escola, procurando ir ao encontro de um mundo mais sustentável.

 

Objetivos


Dotar as escolas de produtos e condutas ambientalmente corretos.

 

Conteúdos


Cidadania

 

Metodologia


Os alunos são convidados a integrar a vida e as rotinas escolares de forma a perceber o que poderá ser alterado. Nas papelarias, bares, cozinhas, refeitórios, etc, procurar produtos ou hábitos que estão adotados que podem ser alterados com o propósito de dar o seu contributo para um mundo mais sustentável. O projeto é apresentado por turma que irá a concurso com as outras turmas concorrentes, vence a turma que apresente um projeto mais consistente e que obtenha resultados práticos.

 

Duração


Não aplicável

 

Destinatários


Alunos do secundário

 

Calendário


Todo o ano

 

Organização


Câmara Municipal de Sintra

 

Contactos


Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Energia
Tel: 219247000 – Extensão: 7568 (Raquel Neves / Cristina Correia)
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 


Projeto 12


 


Imprimir