Image

Consumo Sustentável, Preservar o Planeta

Fundamentação


Por volta dos anos 70, o fabrico de embalagens e produtos descartáveis aumentou consideravelmente e como consequência a produção de lixo, maioritariamente, nos países mais ricos. Rever os padrões de consumo, optar por produtos amigos do ambiente e reciclar são alicerces para um consumo sustentável. A educação para o consumo responsável é um processo contínuo que deve trabalhar-se desde a infância, de modo a formar uma geração ciente do seu papel de consumidor com ética social, económica e ambiental.

 

Descrição


Com o “Projeto Consumo Sustentável - Preservar o Planeta” pretende a Câmara Municipal de Sintra consciencializar as crianças para uma cultura de consumo e atitudes responsáveis, enfatizando o dever de compreender as consequências ambientais dos seus atos.

 

 

Objetivos


Desenvolver a construção de atitudes para a preservação e o desenvolvimento da sustentabilidade e do consumo responsável. Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação ao consumo e recursos naturais.

 

Conteúdos


Consumir e poupar.
Reciclar.

 

Metodologia


O projeto desenvolve-se através da realização de sessões de sensibilização do tema para expor consequências negativas e positivas da ação humana, apresentar  a importância da separação do lixo e as transformações  do lixo reciclado, jogo com material reciclável e apresentação de um vídeo.

 

 

Duração


1 hora

 

Destinatários


Alunos do pré-escolar (4 - 6 anos)

 

Calendário


Todo o ano

 

Organização


Câmara Municipal de Sintra



Contatos


Divisão de Habitação e Serviços Comunitários
Serviço Municipal de Informação ao Consumidor
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: 219 236 863



Atividade 16