Consumo Sustentável, Preservar o Planeta

Fundamentação

Por volta dos anos 70, o fabrico de embalagens e produtos descartáveis aumentou consideravelmente e como consequência a produção de lixo, maioritariamente, nos países mais ricos. Rever os padrões de consumo, optar por produtos amigos do ambiente e reciclar são alicerces para um consumo sustentável. A educação para o consumo responsável é um processo contínuo que deve trabalhar-se desde a infância, de modo a formar uma geração ciente do seu papel de consumidor com ética social, económica e ambiental.

Descrição

Com o “Projeto Consumo Sustentável - Preservar o Planeta” pretende a Câmara Municipal de Sintra consciencializar as crianças para uma cultura de consumo e atitudes responsáveis, enfatizando o dever de compreender as consequências ambientais dos seus atos.

Objetivos

Desenvolver a construção de atitudes para a preservação e o desenvolvimento da sustentabilidade e do consumo responsável. Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação ao consumo e recursos naturais.

Conteúdos

Consumir e poupar.
Reciclar.

Metodologia

O projeto desenvolve-se através da realização de sessões de sensibilização do tema para expor consequências negativas e positivas da ação humana, apresentar  a importância da separação do lixo e as transformações  do lixo reciclado, jogo com material reciclável e apresentação de um vídeo.

1 hora

Alunos do pré-escolar (4 - 6 anos)

Todo o ano

Câmara Municipal de Sintra