Image

Ação nacional de sensibilização em caso de sismo

sismos

 

“A Terra Treme” é um exercício de sensibilização para o risco sísmico, com a duração de um minuto, que se realiza no dia 13 de outubro, às 10h13, em todo o país.

 

Esta iniciativa, à escala nacional, tem por objetivos informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade civil para adoção de comportamentos adequados em caso de ocorrência de sismo, ou seja, atuação correta em caso de sismo.

 

A ação “A Terra Treme” sensibiliza a população sobre os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo: baixar, proteger e aguardar. Durante o exercício, os cidadãos devem baixar-se sobre os joelhos (posição que evita a queda em caso de ocorrência de sismo); em seguida, devem proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procurar abrigar-se, e, se possível, colocando-se sob uma mesa segurarando-se  a ela. E, por fim, aguardar até que a termine o sismo.

 

Esta iniciativa insere-se nas propostas enunciadas no Quadro de Ação de Hyogo subscrita por 168 Estados-Membros das Nações Unidas. No quadro da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes (ISDR) promovem-se vários projetos e ações,  com a preocupação de aumentar a capacidade de resiliência das comunidades. Em 2010, Portugal criou formalmente a Plataforma Nacional para a Redução de Catástrofes com os mesmos princípios e objetivos.

 

Image

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos

Image
Image