Câmara de Sintra investe na ciclovia entre Agualva e Massamá

ciclovia percurso

A autarquia de Sintra vai investir aproximadamente 945 mil euros na construção de um circuito pedonal e para circulação de bicicletas, que terá uma extensão de 4500m, e vai fazer a ligação entre Agualva e Massamá. 

A construção desta ciclovia insere-se no plano da autarquia para a criação de um conjunto de ciclovias no município, correspondentes a 39 Km, que teve início com a ciclovia entre a Portela de Sintra e Mem Martins.

“Temos um plano para criação de ciclovias no concelho, de ligação entre diversos equipamentos estruturantes, zonas de comércio e serviços, que vão melhorar a qualidade de vida dos munícipes, incentivam a prática de exercício físico e diminuem a poluição”, afirmou Basílio Horta.

Com um prazo de execução de nove meses, este troço vai fazer a ligação entre a via de acesso à estação de Agualva - Cacém e o Parque Salgueiro Maia, em Massamá, passando pela Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, Avenida 25 de Abril e estação ferroviária de Massamá.

A criação da rede de ciclovias de Sintra tem por objetivos a beneficiação de eixos viários principais, melhorando a mobilidade pedonal, aumentando a segurança e conforto através da requalificação global do espaço público envolvente e promover a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, quer pela redução dos níveis de poluição do ar e sonoras, como pela prática de exercício físico.

Este projeto está incluído na candidatura ao Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), no âmbito do programa Portugal 2020, que financia estas intervenções em 50% dos custos finais, no valor de 6 milhões de euros.

Veja aqui o projeto completo.