Música e literatura em destaque este fim de semana em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra preparou um fim de semana recheado de atividades culturais para todas as idades, promovendo o contacto com a música, a literatura e as artes.

Na sexta-feira, dia 22 de novembro, pelas 21h00, o Centro Cultural Olga Cadaval recebe Matias Damásio para um concerto intimista.  Este espetáculo em Sintra faz parte da rota que tem levado os fãs de Matias Damásio numa viagem com a cor e ritmo africano de norte a sul de Portugal.

Pensado para o público sénior, realiza-se na Casa da Cultura Lívio de Morais, o Ciclo de Cinema Português, com o filme “O Costa do Castelo”, com o objetivo de levar o convívio e interação a esta faixa etária da população. A sessão tem lugar no sábado, dia 23 de novembro, a partir das 16h00.

O Teatroesfera promove o musical “O Rei vai nu”, dirigido para toda a família, que acontece aos sábados, às 16h00, e domingos, pelas 11h00, em Monte Abraão. Uma fantasia musical empolgante e misteriosa, que com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, entra em cena e proporciona um espetáculo que dará asas à imaginação de todas as gerações. 

A Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense recebe, no dia 23 de novembro, pelas 17h00, a sessão de leituras encenadas por Paulo Campos dos Reis "Sintrália", que será dedicada a Sophia de Mello Breyner Andresen.

Mais tarde, pelas 20h30, a Biblioteca Municipal de Sintra promove um jantar literário, com uma ementa inspirada nas obras literárias de escritores portugueses, num ambiente intimista e descontraído, destinando-se a todos os apaixonados por literatura e leitura.

Para terminar o sábado, José Barros e Mimmo Epifani apresentam “Fado Attarentado” no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, pelas 21h00.

Fado Attarantado é o segundo disco ítalo-português que junta José Barros e Mimmo Epifani, depois do lançamento de “Mar da Lua” em 2017, e que celebra a história partilhada de cultura popular, com canções tradicionais dos dois músicos.

No domingo, dia 24, pelas 15h00, o MU.SA - Museu das Artes de Sintra assinala o final da exposição “O futuro nasce a cada amanhecer: obras da Vasco Collection” A mostra reflete sobre a construção do futuro, numa viagem pela arte contemporânea, explorando subjetividades em constante evolução.

No MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas poderá visitar a mostra “Património à vista”, com trabalhos dos Urban Sketchers de Sintra, até 28 de dezembro, com entrada gratuita.

Não perca a oportunidade de visitar a exposição "Os Livros que não puderam ser livres", composta por uma amostra de obras proibidas em Portugal durante o Estado Novo, patente na Biblioteca Municipal de Sintra até dia 30 de dezembro.

Esta exposição tem presente livros proibidos em Portugal com a promulgação do Decreto-Lei n.º 22469, de 11 de abril de 1933, que instituiu a censura prévia às obras editadas, determinando como função do Estado impedir a “perversão” da opinião pública.

Para completar a oferta cultural, explore o Museu de História Natural de Sintra, o espólio da Casa-Museu Leal da Câmara e conheça o Museu Anjos Teixeira, todos com portas abertas para o receber gratuitamente.

Image
Image