Sintra reforça estratégia e parcerias para recolha e reciclagem de resíduos
Sintra vai celebrar um conjunto de protocolos destinados a reforçar a economia circular e sustentabilidade ambientar, através da recolha e reciclagem de diferentes resíduos.
Em reunião de executivo foram aprovados três protocolos distintos entre os SMAS de Sintra e a Tratolixo, com os seguintes parceiros: BP Portugal; ELECTRÃO – Associação de Gestão de Resíduos e a Sociedade Reciclagem de Cápsulas de Café – RECAPS.
Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, “estas parcerias demonstram o compromisso do município com a sustentabilidade ambiental e a inovação na gestão de resíduos”. O autarca acrescenta ainda que estas iniciativas “reforçam o objetivo de sermos um exemplo de boas práticas, envolvendo a comunidade e entidades parceiras na adoção de soluções que contribuem para uma melhor gestão de resíduos e para a economia circular, pilares fundamentais da sustentabilidade".
O protocolo a celebrar entre os SMAS de Sintra e a BP Portugal surge da crescente adesão dos munícipes ao projeto de Recolha Seletiva de Biorresíduos, e permitirá expandir os pontos de distribuição de sacos verdes. O projeto piloto permitirá aos cidadãos, nos postos de abastecimento de combustível da rede BP no concelho de Sintra, acederem gratuitamente estes sacos, bem como materiais informativos sobre o projeto, alargando a rede de adesão e de distribuição de sacos verdes.
Com o protocolo a celebrar com o ELECTRÃO – Associação de Gestão de Resíduos, também pelos SMAS de Sintra, será melhorada a rede de separação e encaminhamento de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) para tratamento adequado. Este novo sistema de recolha visa sobretudo a recuperação dos equipamentos, que eventualmente possam estar em estado de aproveitamento, aumentando a taxa de reutilização e consequentemente a economia circular destes produtos.
Por fim, o protocolo com a Sociedade Reciclagem de Cápsulas de Café – RECAPS com os SMAS de Sintra vai permitir a criação de uma rede de recolha seletiva de cápsulas de café, permitindo a separação eficiente dos restantes resíduos e consequente reciclagem, reduzindo o impacto ambiental associado a este tipo de produto.