Obras de requalificação da Centralidade de Rio de Mouro Velho com início em setembro | Rio de Mouro

A Câmara Municipal de Sintra informa que vai iniciar, a 2 de setembro, os trabalhos de requalificação da centralidade de Rio de Mouro Velho, freguesia de Rio de Mouro, num investimento de 1 milhão e 751 mil euros.

Com duração prevista de um ano e oito meses (610 dias), a intervenção levada a cabo pela autarquia de Sintra irá decorrer numa área aproximada de 12.294m² e contemplará a realização dos seguintes trabalhos:

• o alargamento e execução de passeios e o aumento do espaço da praça existente no Largo Primeiro de Dezembro, que inclui um novo espaço de estadia público;
  • o reperfilamento da Rua Joaquim Correia de Freitas e Rua José Cupertino Ribeiro, realizado através da redução de parte da área destas ruas, passando a existir uma faixa rodoviária de sentido único, que funcionará em círculo com a Rua Elias Garcia (Estrada da Mata). Com exceção do transporte coletivo, que será o único elemento a circular em ambos os sentidos, por forma a manter as suas rotas, por sistema de semáforos;
  • o reperfilamento da Rua Professora Maria de Lurdes Carvalho Faria, por forma a relocalizar o estacionamento existente, e ainda, a criação de 29 novos lugares de estacionamento junto à Praceta Quinta do Espírito Santo;
  • a requalificação do acesso à Associação Promotora da Criança;
  • a requalificação dos pavimentos;
  • a renovação das redes de abastecimento de águas, redes de águas residuais, rede de iluminação pública, rede de energia elétrica de baixa e média tensão;
  • a renovação dos depósitos de resíduos sólidos;
  • e a renovação do mobiliário urbano.

Esta empreitada de requalificação, inserida na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Rio de Mouro Velho, tem como objetivo melhorar as condições da circulação pedonal, requalificar as infraestruturas e pavimentos e valorizar a ambiência rural do local, incrementando uma melhoria do espaço público para usufruto da população.

A empreitada é realizada entre a Câmara Municipal de Sintra e os SMAS de Sintra e representa, para a autarquia, um investimento de cerca de 1 milhão e 434 euros mil euros.

Este projeto da Câmara Municipal de Sintra junta-se aos investimentos já realizados pelo município na ARU de Rio de Mouro Velho, tais como a execução do circuito ciclável e pedonal de Rio de Mouro ao Cacém, a recuperação de ligação a Rio de Mouro velho e a Requalificação da Centralidade de Paiões, num investimento de mais de 2 milhões de euros.

A Câmara Municipal de Sintra agradece desde já a compreensão e colaboração de todos.

Mapa da localização