Requalificação urbana em Paiões cria nova centralidade

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a adjudicação da empreitada de requalificação da centralidade de Paiões, em Rio de Mouro, no valor de 1 milhão e 162 mil euros, um investimento da Câmara Municipal de Sintra e SMAS de Sintra.

A requalificação do espaço público do centro de Paiões pretende promover uma intervenção assente na valorização das características singulares desta aldeia saloia, centrado na hierarquização do espaço público centralizado nos seus 3 Largos e nas ligações entre si.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, “esta requalificação é muito importante, vai permitir que se criem as condições para estes lugares voltarem a ser como nos tempos idos dos saloios, os pontos de agregação e sociabilização da aldeia”.

Pretende-se criar condições de espaço público para que a vida volte novamente às ruas e se voltem as estabelecer o espírito de vizinhança entre os moradores da aldeia, privilegiando-se a sociabilização e a circulação pedonal e outros modos de circulação suave.

A área de intervenção (16.530m2+1840m2 da propriedade privada), localiza-se na centralidade de Paiões, abrangendo os Largos de Paiões, da Fonte e do Arquiteto Francisco Adães Bernardes, o arruamento viário principal composto pela Rua dos Castelinhos e a Rua Máximo Silva, as ruas secundárias Vicente Amaral, Comandante Manuel Martins, Inácia Perdigão Silva, Escultor Francisco Santos, Rua da Padaria, Rua Beatriz Mota, os impasses Praceta Bela Vista, Rua Júlio Caçador, Beco Carlos Duarte e Caminho da Eira, a Azinhaga e o recinto do campo de futebol e parque infantil do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Paiões.