Autarquia investe em novas ciclovias em Rio de Mouro e Agualva-Cacém

A Câmara Municipal de Sintra assinou, no dia 15 de março, dois autos de consignação para as empreitadas de execução dos circuitos clicáveis e pedonais de ligação da Freguesia de Rio de Mouro ao Cacém e da ciclovia dentro da cidade de Agualva-Cacém.

Numa extensão total de 12 km, este investimento tem o valor estimado de 2 milhões e 185 mil euros e prazo de execução de dez meses.

Durante a assinatura o presidente da autarquia, Basílio Horta, referiu que “a criação de mais ciclovias em Sintra tem um significado muito grande para nós. Primeiro exprime a nossa intenção de preservar o ambiente, depois auxilia a mobilidade, possibilitando que o trânsito flua de outra maneira e, por fim, permite o lazer entre pessoas e famílias que usufruem destes investimentos”.

As construções destas duas empreitadas visam aumentar a qualidade de vida, a valorização do espaço público, a ligação de diversos equipamentos estruturantes nas diferentes áreas abrangidas e criar uma rede de ligações suaves interurbanas, promovendo as deslocações a pé ou de bicicleta e a intermodalidade.

O projeto do circuito clicável e pedonal na freguesia de Rio de Mouro com ligação ao Cacém é constituído por cinco troços interligados, num total de 7 km, e um investimento de um milhão e 115 mil euros.

A empreitada dentro da cidade de Agualva-Cacém será constituída por três percursos distintos, com um valor estimado de um milhão e 100 mil euros e uma extensão de 5 km.

A Câmara Municipal de Sintra desenvolve um plano para a criação de um conjunto de ciclovias no município, correspondentes a 39 km, que teve início com a ciclovia entre a Portela de Sintra e Mem Martins, inaugurada em 2016 e da ciclovia que liga Agualva a Massamá, inaugurada em 2018.