Quando a comunidade é resposta

imagem comunidade

basilio

Sintra é um concelho de todos e para todos.

Esta é uma diretriz que assumimos e acreditamos desde o primeiro momento em que assumimos os destinos municipais. Porque esse é um direito fundamental num Estado livre e democrático e, para que se cumpra, são necessárias políticas sociais solidárias e justas de integração e de inclusão.

Foram essas as áreas estratégicas e prioritárias nestes primeiros anos do nosso mandato. Prioridade às pessoas, às suas necessidades mais vitais, não apenas apoiando financeiramente mas, sobretudo, projetando um futuro mais consistente através da criação deemprego, de linhas de incentivo e de programas estruturantes de integração. É nesta perspetiva que nasce o Sintra Inclui, numa salutar e profícua parceria entre a Câmara Municipal de Sintra e a Associação Pais em Rede, programa que visa a promoção da inclusão socio profissional da pessoa com deficiência e que tem excedido todas as expectativas pela eficácia revelada.

Esta fantástica experiência tem permitido à Câmara de Sintra liderar a criação de uma rede comunitária de apoio, constituída por entidades públicas e privadas (Juntas de Freguesia, escolas, empresas, IEFP, instituições de solidariedade, culturais e outras), numa lógica de rentabilização dos recursos da comunidade. Centrado no jovem e sua família, este projeto de transição para a vida adulta teve uma adesão surpreendente, por parte de todos os parceiros, demonstrando que a inclusão é possível.

Este Encontro, sob a égide “Quando a Comunidade é Resposta”, que agora promovemos no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, pretende ser um espaço de reflexão e de análise profunda sobre esta tão importante matéria. Por isso, reunimos um alargado conjunto de grandes especialistas que irão, certamente, elevar o nosso desempenho com a partilha de conhecimento. 

Bem-vindos a Sintra

Basílio Horta