Feira Quinhentista de Sintra

Feira QuinhentistaDe 14 a 17 de julho, a Praça D. Fernando II, em São Pedro de Sintra vai receber a Feira Quinhentista de Sintra, com organização da Câmara Municipal de Sintra e produção da Câmara dos Ofícios.

A Feira Quinhentista de Sintra é uma feira que recria o ambiente de um mercado quinhentista, reportando à época em que Sintra era um dos lugares escolhidos por D. Manuel para passar longas temporadas arrastando consigo toda a corte que de acordo com fontes da época chegou a juntar cinco mil pessoas.

Terão sido memoráveis os serões nos Paços de Sintra pela sua riqueza e esplendor, pela música e dança que os animavam, pelas graças de bobos chocarreiros e pela cultura e distinção de quem os frequentava e tomava parte deles, em que se incluiam nomes como Gil Vicente, Sá de Miranda e Benardim Ribeiro.

Com entrada livre e animação a decorrer em permanência, recriando um ambiente de festa em que os atores assumem papéis de figuras da época, juntando-se aos músicos para dançar sempre que podem, e os saltimbancos que apresentam números variados, convidando o público a participar, há sempre motivo de diversão.

De todas as zonas do país mas também de paragens mais longínquas, vêm cerca de 150 vendedores para encher toda a Praça D. Fernando II, em S. Pedro de Sintra e transformar este tradicional espaço de mercado num evento em que que se poderá observar o trabalho de artífices que recriam ofícios da época, mas também encontrar uma enorme oferta de produtos regionais e artesanato. A não perder é a oportunidade de comer e beber num ambiente animado e descontraído.

Horário:
14 e 15 de julho das 17h00 às 24h00