Câmara quer vigilância e proteção da Serra de Sintra e da Serra da Carregueira nos meses de perigo

web CMS 1974

A Câmara Municipal de Sintra assinou, esta quinta-feira, dois protocolos com associações de bombeiros do município para reforçar a vigilância e a proteção da Serra de Sintra e da Serra da Carregueira.

Para o protocolo com a Associação Humanitária de Bombeiros de Belas com o objetivo de criação e funcionamento de um grupo de socorro na Serra da Carregueira, na época estival de 2017, município de Sintra contribui financeiramente com 12 500 euros. Basílio Horta referiu um significado deste apoio: “é imperativa a proteção e vigilância de uma zona onde está previsto um belo parque urbano de grandes dimensões”.

O outro protocolo de colaboração celebrado entre o município de Sintra, a Parques de Sintra-Monte da Lua e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Almoçageme, Colares, São Pedro de Sintra e Sintra tem como propósito a criação e funcionamento de um sistema operacional de vigilância e primeira Intervenção na Serra de Sintra, entre 1 de junho e 15 de outubro de 2017. Neste âmbito o município apoia com 10 mil euros. Para Basílio Horta este protocolo “é um bom exemplo de colaboração na defesa de um bem da maior importância, a Serra de Sintra”, mencionando ainda o papel desempenhado pelos bombeiros que considera “como voluntários e não como amadores”. A Parques de Sintra-Monte da Lua participa com 20 mil euros para esta ação. O administrador da PSML, Manuel Batista, disse que “ a proteção e prevenção da Serra de Sintra estão no ADN da empresa e esta colaboração permite se continue a promover esta iniciativa tão importante”.