Sintra participou em reunião do Comité das Regiões sobre competitividade e segurança alimentar

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e outros líderes locais e regionais estiveram reunidos na 159.ª Reunião Plenária do Comité das Regiões que se realizou em Bruxelas, nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro.

Nesta reunião, regiões e municípios defenderam os alicerces da democracia, reforçando a competitividade económica e o mercado único da União Europeia promovendo a transição ecológica necessária.

Hadja Lahbib, Ministra dos Negócios Estrangeiros, dos Assuntos Europeus e do Comércio Externo e das Instituições Culturais Federais da Bélgica, sublinhou a necessidade de uma transição ecológica “para ter verdadeiramente em conta todos”. Hadja Lahbib salienta que é necessário “fortalecer a soberania alimentar e isso começa com o respeito pelos nossos agricultores”.

Basílio Horta, sobre a crise na agricultora, sublinhou que “a Bélgica, tal como muitos países da Europa, enfrenta protestos contínuos dos agricultores contra o aumento dos custos, os preços baixos, as regulamentações e os impactos da guerra na Ucrânia”

O debate centrou-se na política integrada da União Europeia para apoiar a inovação de base local em prol de uma transição ecológica e digital, no pacote de medidas de apoio às pequenas e médias empresas (PME) proposto pela Comissão Europeia, entre outros temas.