Projeto Áreas Empresariais de Sintra

O desenvolvimento do Projeto de Áreas Empresariais de Sintra tem como objetivo caracterizar e dar a conhecer as principais áreas de atividades económicas do concelho.

Grande parte das áreas de concentração empresarial existentes no concelho, sofreram um impulso significativo no seu dinamismo industrial/empresarial, muito relacionado com a lógica da metropolização da AML - Área Metropolitana de Lisboa, e da boa acessibilidade a Lisboa.

Apesar de terem crescido rapidamente, têm constituído espaços estratégicos de interesse e de oportunidade na instalação de novos investimentos, sobretudo devido às boas acessibilidades.

Assim, para a consolidação destas áreas, contribuíram por um lado para a melhoria das acessibilidades — dos principais eixos rodoviários IC19 e o IC16 — e por outro, a disponibilidade de solo industrial.

Nestes espaços encontram-se implantados uma diversidade de empresas do setor secundário e terciário, muitas delas em regime de complementaridade, que se foram configurando no território formando manchas visíveis de concentração de empresas, apresentando-se isoladas ou em continuidade dos centros urbanos, constituindo importantes bacias de emprego e de riqueza.

Aquando do início deste projeto, estas áreas incidiam sobre os espaços empresariais/industriais classificadas como espaço industrial no instrumento de gestão territorial (PDM[1]) que vigorou durante 20 anos. Atualmente, no novo Plano Diretor Municipal de Sintra[2]  aprovado em 2020, os anteriores espaços empresariais/industriais (PDM de 1999) — com devidas alterações no que se referem aos seus limites e designação — passaram a integrar a categoria de “atividades económicas” quando inseridas em solo Urbano, e a categoria de “espaços industriais” quando recaem em solo rústico.

Para além da perceção e conhecimento das empresas implantadas no município, contempla-se também o registo dos imóveis devolutos e/ou disponíveis no mercado e as áreas livres/expectantes com aptidão para a instalação/exercício de atividades económicas, funcionando estas informações como importantes elementos de suporte ao investidor.

As empresas estão representadas graficamente por pontos, e estão sistematizadas por atividade principal (Secção da Classificação de Atividades Económicas –REV.3).
Consulte iterativamente toda a informação produzida através da localização geográfica das Áreas Empresariais de Sintra.

As delimitações destas áreas empresariais correspondem ao espaço de observação no âmbito deste projeto.

O projeto encontra-se em desenvolvimento, pelo que, as informações relativas as restantes áreas serão disponibilizadas à medida que estejam concluídas.

 

Metodologia aplicada

O Projeto Áreas Empresariais de Sintra (em curso) compreende as seguintes etapas:

- Recolha de informação junto de cada empresa através de contacto personalizado.

- Os dados recolhidos referem-se à identificação da empresa, da administração, e os indicadores de caracterização da empresa, como o ano de instalação no local, a classificação de atividade económica Rev.3, o número de trabalhadores, o volume de negócios. São ainda abordadas outras questões em termos de internacionalização/comércio internacional (intra e extra-comunitário), o nível de conforto, bem como as diversas sugestões e constrangimentos referidos pelos empresários no desenvolvimento da sua atividade económica.

São também identificados os espaços edificados desativados/devolutos, espaços para venda e/ou arrendamento, e espaços expectantes, isto é, a existência de solo livre para edificação (ou suscetível de ser aproveitado para outro fim) que se localizem dentro da categoria de Espaço de atividades económicas e do Espaço industrial, que integram o solo urbano e rústico, respetivamente, delimitados no Plano Diretor Municipal de Sintra, em vigor.

Identificação de novas áreas empresariais que ganharam expressividade territorial nos últimos anos.

- Tratamento dos dados apurados em Sistema de Informação Geográfica.

-Os resultados pretendem traduzir a dinâmica atual do tecido empresarial nas áreas empresariais do concelho de Sintra, conforme constam das fichas-síntese.

Empresas por Secção CAE e os potenciais espaços para investimento

No mapa que se segue é possível visualizar a representação das empresas sistematizadas segundo a atividade principal — Secção Cae- Rev. 3 —, integradas nas principais áreas empresariais no âmbito deste projeto.

É também disponibilizada, a indicação dos espaços para acolhimento de empresas, tais como, imóveis para venda/arrendamento, e o solo disponível para edificação. Os limites das parcelas serão disponibilizados oportunamente.

Para melhor compreensão da simbologia queira por favor consultar a legenda que se encontra junto ao mapa.

Classificação Portuguesa de Atividades Económicas, Revisão 31

1 Decreto-Lei nº 381/2007, Diário da República, 1ª série, nº 219 de 14 de Novembro