Image

Caracterização Empresarial do Concelho

O Projeto Áreas Empresariais de Sintra caracteriza as 16 áreas empresariais/industriais classificadas como espaço industrial no Plano de Diretor Municipal de Sintra* em vigor

Importa conhecer as alterações de dinâmica do tecido empresarial de Sintra, quer em termos de ocupação de espaço, quer em termos de acontecimento da atividade económica.

Esta ação enquadra-se dentro das linhas estratégicas definidas para o município tendo como objetivo a criação de condições de atratividade económica, captação de investimentos, capazes de potenciar os efeitos multiplicativos em termos de emprego, produção, e competitividade social, económica e territorial.

Para além da percepção e conhecimento das empresas implantadas no município, contempla-se também o registo dos imóveis devolutos e/ou disponíveis no mercado das áreas livres com aptidão para a instalação/exercício de atividades económicas, assim como, a identificação das novas áreas empresariais com expressividade territorial, que se foram consolidando ao longo dos últimos anos. Estas informações constituem importantes suportes de apoio ao investidor.

Consulte iterativamente toda a informação produzida através da localização geográfica das seguintes Áreas Empresariais:

Massamá;

Alto de Colaride;

Armês;

Alto da Bela Vista;

Alcolombal;

Albarraque-Linhó;

Montelavar;

Sabugo;

Sacotes Barrosa;

Terrugem.

 

Foram identificadas outras áreas de concentração de atividades económicas com expressividade territorial, tais como:

Complexo Crel-Bela Vista;

Complexo Media Logistics Park;

Área empresarial de Lameiras.


O Projeto encontra-se em desenvolvimento, pelo que, os documentos resultantes das restantes áreas serão disponibilizados à medida que se forem concluindo.

Mais informações através do Gabinete de Apoio Empresarial | tlf. +315 219236915 | email: gaem@cm-sintra.pt .

 

*Resolução do Conselho de Ministros n.º 116/99, publicado no Diário da República, I Série B, em 4 de outubro.

Metodologia aplicada

O Projeto Áreas Empresariais de Sintra (em curso) compreende as seguintes etapas:

- Recolha de informação junto de cada empresa através de contacto personalizado.

- Os dados recolhidos referem-se à identificação da empresa, da administração, e os indicadores de caracterização da empresa, como o ano de instalação no local, a classificação de atividade económica Rev.3, o número de trabalhadores, o volume de negócios. São ainda abordadas outras questões em termos de internacionalização/comércio internacional (intra e extra-comunitário),o nível de conforto, bem como as diversas sugestões e constrangimentos referidos pelos empresários no desenvolvimento da sua atividade económica.

São também identificados os espaços edificados desativados/devolutos, espaços para venda e/ou arrendamento, e espaços expectantes, isto é, a existência de solo livre para edificação (ou suscetível de ser aproveitado para outro fim) que se localizem dentro da área da classe de espaço industrial delimitado no Plano Diretor Municipal de Sintra, em vigor.

Identificação de novas áreas empresariais que ganharam expressividade territorial nos últimos anos.

- Tratamento dos dados apurados em Sistema de Informação Geográfica, constituído por dois tipos de ficheiros georeferenciados – polígonos e pontos-, que se complementam.

A representação do polígono enquanto empresa tem como suporte a base da cartografia vetorial da Câmara Municipal de Sintra e composto pelo edificado existente, em que uma empresa poderá ocupar um ou mais edifícios na sua totalidade. Caso a ocupação de edifício ser feita por mais de uma empresa será designado como edifício multiempresas, estando as unidades empresariais aí instaladas representadas por pontos.

Todas as unidades cujos polígonos não se encontram registados na cartografia vectorial de base, e/ou nos ortofotomapas, bem como os espaços expectantes, serão também, representados por pontos. 

- Estruturação de variáveis e respetivo tratamento estatístico. Elaboração do relatório, acompanhado de representações cartográficas e tabelas contendo informações alfanuméricas associadas.

Os resultados pretendem traduzir a dinâmica atual do tecido empresarial nas áreas empresariais do concelho de Sintra

Enquadramento no Concelho de Sintra

Caracterização das Áreas Empresariais de Sintra

Área Empresarial Complexo Media Logistics Park