Educação 2015 - Balanço das Principais Atividades

educação

Em 2015 assumiram-se medidas de grande abrangência e impacto socioeducativo tendo sido definido como objetivo primordial a adoção de uma nova plataforma de gestão informática, que permita a monotorização do planeamento da rede educativa, a distribuição eletrónica dos alunos, as refeições escolares, os transportes escolares, a ação social escolar, a componente de apoio à família e o acompanhamento do pessoal não docente pertencente ao município.

No âmbito do Programa de Manutenção e Conservação de Edifícios Escolares, foram protocolados para o ano letivo 2014/2015 278.932,00€, dos quais 144.640,00€ - Orçamento Municipal, se destinaram a intervenções em jardim-de-infância e escolas do primeiro ciclo e 134.292,00€ foram atribuídas aos 16 equipamentos de 2.º e 3.º ciclo, verba oriunda do Ministério da Educação e Ciência.

No que diz respeito às medidas englobadas na Ação Social Escolar, destacam-se os auxílios económicos aos alunos carenciados do 1.º ciclo, nomeadamente no apoio à aquisição de materiais escolares entrega a cada família de 13€ (escalão 1 e 2 da segurança social) esta medida orçou em 88.562,00€ e atribuição de manuais escolares à totalidade de alunos que frequentam o 1.º ciclo de ensino básico da rede pública de Sintra, representa um investimento anual de 365.000,00€.

No âmbito do Apoio Socioeducativo foi também desenvolvido o programa de Componente de Apoio à Família – CAF, o qual tem por base o Regulamento Municipal do Projeto “À Descoberta dos Tempos Livres” e que permitiu a garantia de 64 respostas de prolongamento de horário de pré-escolar e 84 respostas de prolongamento de horário de 1.º ciclo do ensino básico. Esta medida prevê o apoio financeiro às famílias das crianças de pré-escolar, tendo a mesma orçado em cerca de 550.000,00€.

Relativamente aos Transportes Escolares, decorrente da dissolução da Empresa Municipal EDUCA, EEM, o Departamento de Educação do Município de Sintra recebeu as competências no que diz respeito à gestão desta medida. No ano letivo 2014/2015 a verba despendida com os transportes escolares foi de 2.400.000,00€, tendo sido assegurado o transporte a cerca de 5000 alunos.

Relativamente à animação pedagógica listamos as iniciativas mais relevantes:

- Projeto Sintra Inclui – Assinatura do Protocolo com a Pais em Rede ;

- Futurália 2015 – O teu futuro está em jogo!;

- Assembleia Municipal Jovem “ O que queremos para a nossa cidade”;

- Mostra de Teatro das Escolas do Concelho de Sintra;

- Animação do Livro e da Leitura – Escritores visitaram 50 escolas em Sintra;

- Concurso Anual de Projetos de Qualidade e Excelência do Concelho de Sintra;

- Programa de Ocupação de Férias de Verão para alunos com necessidades educativas especiais;

- Curso de Verão de Inglês;

- Abertura do Ano Letivo em Sintra;

- Projeto Orquestra Escolar de Sintra.