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Perguntas Frequentes sobre o Regulamento Geral de Proteção de Dados da Câmara Municipal de Sintra
A Linha do Elétrico de Sintra assinala este domingo o centésimo décimo aniversário. Foi a 30 de março de 1904 que foi inaugurado o primeiro percurso do Elétrico, cumprindo-se assim um sonho de várias décadas.
A linha ferroviária liga a serra ao mar através do percurso da vila até à Praia das Maçãs, ao longo de um trajeto de cerca de 12 quilómetros, passando por localidades como Colares, Mucifal e Galamares.
O Elétrico é um dos ex-libris turísticos de Sintra e, durante várias décadas, constituiu o único sistema de transporte de passeio e público de Sintra à Praia das Maçãs.
Curiosidades:
> O total da linha era de 12.605m, e um bilhete de Sintra à Praia das Maçãs custava 200 réis. A ligação às Caves do Visconde Salreu ocorreu a pedido deste em 1924.
> Em 1937, só entre Sintra e a Praia das Maçãs, transportaram-se 48.310 passageiros.
> Em 1944 existiam 13 carros e 6 atrelados, dando o elétrico trabalho a 100 pessoas.
> O troço Praia das Maçãs-Azenhas do Mar funcionou entre 1930 e 1954.
> Em 1963 deixaram os elétricos de ser azuis, passando à cor encarnada.
> A 31 de janeiro de 1930 inaugurou-se o prolongamento da Praia das Maçãs até às Azenhas do Mar (1915 m) por iniciativa de moradores desta localidade, entre os quais se destacou o banqueiro José Henriques Totta.
> Em fevereiro de 2013 foi pela Câmara Municipal de Sintra desencadeado um processo para classificar a linha e elétrico de Sintra como imóvel de interesse concelhio.
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