USF em Monte Abraão reduz utentes sem médico de família

csaude mabraao

A Unidade de Saúde Familiar Monte da Luz, inaugurada hoje, dispõe de dez médicos, dez enfermeiros e sete assistentes e vai servir 19 mil utentes, contribuindo para uma forte diminuição do número de utentes sem médico de família no concelho de Sintra.

O equipamento foi inaugurado pelo secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, pelo vice-presidente da Câmara de Sintra, Rui Pereira, e pelo vereador da Saúde e Ação Social, Eduardo Quinta Nova.

Durante a cerimónia de inauguração, o secretário de Estado Adjunto assumiu o compromisso de tudo fazer para reforçar o número de médicos no concelho de Sintra.

Considerando o concelho de Sintra uma prioridade em matérias de saúde, o governante afirmou a disponibilidade do Ministério, em parceria com a autarquia, para contribuir para a rápida resolução dos problemas de acesso aos cuidados de saúde e ao suprimento das carências de recursos humanos.

Já o vice-presidente da Câmara, Rui Pereira, considera que este novo equipamento naquela zona do concelho de Sintra é muito importante porque vai melhorar a qualidade da prestação de serviços à população e vai diminuir o número de utentes sem médico de família.

De acordo com o vereador com o pelouro da Saúde e Ação Social, Eduardo Quinta Nova, a inauguração desta Unidade de Saúde Familiar irá contribuir para a promoção do acesso dos sintrenses aos cuidados primários de saúde.

O vereador sublinhou o empenho da Câmara Municipal de Sintra no estabelecimento de uma estreita parceria com o Ministério da Saúde com vista a uma rápida construção e entrada em funcionamento dos centros de saúde em falta no concelho.

A Unidade de Saúde Familiar Monte da Luz terá um horário de funcionamento entre as 08:00 e as 20:00, de segunda a sexta-feira.