Sintra vai ter quatro novos Centros de Saúde
A Câmara Municipal de Sintra assinou esta quarta-feira os contratos-programa para a construção dos três novos centros de saúde, nas freguesias de Agualva, Algueirão-Mem Martins, Queluz e instalação da unidade de pedopsiquiatria do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).
Do investimento de 5,6 milhões de euros (Agualva, Queluz, Algueirão-Mem Martins) a autarquia investe 1,8 milhões de euros, executa as obras e cede os terrenos e os edifícios onde vão ficar instaladas as novas unidades de saúde.
O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, marcou presença na assinatura dos contratos-programa salientando o sentido de responsabilidade e empenho deste governo na prestação de cuidados de saúde à população: “Estamos a cumprir a nossa obrigação e a fazê-lo com sentido de responsabilidade”, notando ainda que “ este é um esforço do governo e da Câmara para responder positivamente às necessidades em Sintra”.
A autarquia vai ainda financiar totalmente a construção do Centro de Saúde, na Estefânia (Sintra, no valor de 875 mil euros). As quatro novas unidades de saúde vão servir cerca de 135 mil pessoas. Basílio Horta ressalvou a importância desta parceria com o governo para os munícipes, que há muito reclamavam por estas unidades de Saúde: “ Assumi esta prioridade neste mandato e depois de um longo e difícil caminho chegámos a bom-porto”, relembrando ainda que “a política seguida pela Câmara poe as pessoas no centro das decisões e a saúde é indispensável”.
Na segunda-feira vai ser lançado o concurso público para a construção do Centro de Saúde de Queluz, no valor de 1,4 milhões de euros, cujas obras de construção deverão arrancar no próximo mês de setembro.
O ministro da Saúde revelou ainda que 19 jovens médicos especialistas em medicina geral e familiar vão integrar o quadro de médicos de família, até ao final do primeiro semestre deste ano, salvaguardando metade das necessidades do município e os restantes 19 serão colocados no Verão do próximo ano.