Sintra cria Centro de Emergência Social

centro-emergencia

A Câmara Municipal de Sintra deliberou, em 1 de julho de 2014, celebrar um protocolo de colaboração com a Vitae - Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional e com o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, para a criação de um Centro de Emergência Social, que fica sediado nas instalações da Casa de Saúde da Idanha.

O Centro integra 56 camas de emergência social, das quais 13 ficam reservadas para a Câmara Municipal, que desta forma pretende dar uma resposta de alojamento transitório e temporário a pessoas e famílias em situação de risco de emergência social, nomeadamente com carências ao nível de alojamento, alimentação, higiene e vestuário, cuidados básicos de saúde, ocupacional e laboral, incluindo vítimas de violência doméstica. As outras 43 camas estão reservadas para o Instituto de Segurança Social, ao abrigo de um protocolo específico já celebrado.

O Centro de Emergência Social promove um conjunto de atividades no sentido de estabilizar as famílias e indivíduos utentes, com particular incidência no treino de competências pessoais e sociais e na reinserção socioprofissional, de forma a proporcionar uma vida autónoma em sociedade.

Recorde-se que o executivo camarário assumiu as políticas sociais como uma das principais prioridades para o mandato autárquico de 2013/2017, comprometendo-se a aprofundar os apoios sociais dirigidos às populações mais vulneráveis e a adotar medidas de emergência para situações de risco e outras de natureza estrutural, em parceria com entidades que atuam no campo da economia social.

Das 13 camas de emergência social afetas à Câmara Municipal, cujo apoio financeiro no montante anual de 39 mil euros é garantido pela autarquia, ao abrigo do protocolo de colaboração, três serão preferencialmente destinadas a situações de violência doméstica.