Reunião do Conselho Local de Ação Social
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu no dia 25 de junho, na Sala da Nau do Palácio Valenças, e aprovou vários pontos como o Relatório de Execução de 2013, a adesão de novos membros e a apresentação do perfil e indicadores de saúde, que servirão de base à apresentação de uma proposta de Plano Local de Saúde de Sintra.
A apresentação das bases metodológicas para a construção, aprovação, aplicação e avaliação do Plano Local de Saúde 2014-2016, esteve a cargo de Maria Marça, Coordenadora Técnica do Observatório de Saúde de Sintra.
Referindo-se ao Plano Local de Saúde como um documento estratégico para responder aos principais problemas de saúde identificados no concelho, o vereador Eduardo Quinta Nova sublinhou a importância da sua aprovação, para a obtenção de ganhos de saúde, e assumiu o compromisso de abraçar este desafio, cooperando ativamente em todas as fases da concretização do plano.
Pretende-se que o Plano Local de Saúde entre em vigor a partir de Janeiro de 2015, e que seja o resultado de um amplo processo de consulta e de participação junto das instituições que integram o CLAS e cidadãos em geral.
Na reunião plenária do CLAS foi ainda aprovada a adesão de quatro novas entidades: Núcleo Associativo de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Ruy Belo (NAPARB), Centro Shotokai de Queluz, Juventude Operária de Monte Abraão e, ainda, o externato "Os Coelhinhos". Estas entidades passam a integrar o Colégio da sua área de intervenção, neste caso Família e Comunidade e Empresários.
O diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, Vitor Cardoso, e Teresa Costa, presidente do Conselho Clínico e de Saúde do agrupamento, também participaram na reunião.