Sintra assinalou o sucesso do programa Bytes4Future

O Centro Cultural Olga Cadaval acolheu a sessão “Skills of the future in a digital world” resultado da parceria entre a Câmara Municipal de Sintra e a Fundação Aga Khan Portugal.

O evento contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, o Príncipe Rahim Aga Khan e a presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Madalena Alves.

Esta parceria, entre a autarquia e a Fundação Aga Khan, dedicada à formação profissional de jovens, teve início em dezembro de 2018 com o projeto piloto Code for All Sintra.

Bytes4Future, implementado em 2020, permite a jovens entre os 18 e os 29 anos, residentes no concelho de Sintra, que não trabalhem nem estudem - e que não se encontram inscritos no IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, adquirir novas competências no domínio da programação.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “tudo tem a ver, direta ou indiretamente, com a digitalização. Esta transformação a que estamos a assistir exige uma oferta de competências, sem as quais as novas gerações enfrentam um problema sério de emprego e as nossas empresas um grande problema de competitividade.”

“Dar competências, trabalhar no sentido de fornecer às novas gerações todos os instrumentos que lhe permitam com êxito concorrer no mercado de trabalho e conseguir um nível de empregabilidade satisfatório é nosso dever e a Câmara tem dado prioridade a este objetivo com a criação de cursos profissionais e com o acolhimento da primeira unidade de ensino superior público no concelho, o Iscte Sintra”, salientou o autarca.

A sessão contou também com testemunhos de alunos dos cursos do Bytes4Future e das suas experiências no mundo do trabalho, numa formação com 99% de taxa de empregabilidade.

Neste projeto o desenvolvimento de competências interpessoais, de multimédia e programação, contribuem para a integração dos jovens garantindo a sua permanência no mercado de trabalho.

Temas como tendências emergentes, oportunidades e riscos para comunidades vulneráveis, tecnologia e inovação, educação, competências / upskilling, adaptação e reskilling foram o mote para o debate onde o setor público e o setor privado apresentaram as motivações e necessidade de recursos humanos no universo digital, aliando acima de tudo a criatividade, empenho e ambição ao mundo digital.

O programa irá manter-se em Sintra até 2025 e será alargado a Lisboa e Porto, dando resposta a jovens de outros concelhos e em novas áreas da tecnologia.

A equipa do programa Bytes4Future está atualmente a trabalhar para desenvolver um currículo em Análise de Dados e Negócios, a ser lançado já no próximo grupo.

Saiba mais sobre bytes4Future.