Castelo dos Mouros volta a estar iluminado a vermelho no Dia Mundial da Sida

O Município de Sintra adere às comemorações nacionais do Dia Mundial da SIDA, iluminando com a cor vermelha o Castelo dos Mouros, nas noites de 30 de novembro e 1 de dezembro.

A Parques de Sintra, em articulação com a Câmara Municipal de Sintra, volta a associar-se à comemoração da data que anualmente promove a demonstração de solidariedade à escala global. Ao mesmo tempo, procura-se informar a população e sensibilizar para o combate do VIH/SIDA.

“Equidade Já” é o tema deste ano e um convite a todos para que coloquem em prática ações para combater das desigualdades e para contribuir para acabar com a SIDA enquanto ameaça de saúde pública.

A assinatura da Declaração de Paris, em 2018, marcou a integração do Município de Sintra no grupo de autarquias que aderiram à via rápida para eliminar o VIH, através do projeto internacional Fast Track Cities. Trata-se de uma parceria estratégica na luta contra o VIH/SIDA, através da qual as cidades aderentes se comprometem a desenvolver e a implementar medidas destinadas a quebrar o ciclo de transmissões e erradicar esta epidemia, até 2030.

O projeto agrega a Associação Internacional de Prestadores de Cuidados no âmbito da SIDA (IAPAC); o Programa Conjunto das Nações Unidas para o VIH/SIDA (ONUSIDA); o Programa específico das Nações Unidas para a Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (UN-HABITAT) e a cidade de Paris, entre outras cidades a nível mundial, assim como parceiros locais, nacionais e internacionais.