Sintra apresenta Plano de Saúde Local para biénio 2015-2017

PLS 2015 2017

A Câmara Municipal de Sintra apresentou, esta quarta-feira, o Plano Local de Saúde para o biénio 2015-2017, numa sessão pública realizada no Palácio de Valenças.

O Plano Local de Saúde é um instrumento de coordenação das estratégias locais de saúde, elaborado com os contributos de parceiros dos setores público, privado e da sociedade civil, com o objetivo de obtenção de ganhos em saúde na população do concelho. “A todos os participantes no processo de construção deste Plano fica agradecido o município, disse o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, salientando que “a aposta na saúde como uma das prioridades políticas nacionais ou locais é condição fundamental para o progresso, elevação dos índices de bem-estar e qualidade de vida e fator de competitividade dos territórios”. Nesse sentido, “a Câmara de Sintra assumiu as políticas de saúde como uma das prioridades da governação local, designadamente a promoção da saúde e prevenção da doença”, notou.

“A nossa Câmara negociou com o ministério da Saúde uma parceria estratégica na área dos cuidados de saúde primários, envolvendo a construção de novos centros de saúde e de uma unidade de pedopsiquiatria, assim como a ampliação de uma unidade de saúde já existente”, relembrou Basílio Horta.

A propósito dos dois anos de governação deste executivo camarário e para concretização dessa parceria, Basílio Horta referiu que “foi assinado em 2015 o contrato programa para a construção de três novas unidades de saúde até 2017, para servir mais de 120 mil utentes, em Queluz, Algueirão-Mem Martins e Agualva, representando um custo de 5,6 milhões de euros, dos quais 30% são financiados pela autarquia que também cede os terrenos e 70% são financiados pela ARSLVT”, acrescentado que “está prevista uma nova Unidade de Saúde, em Almargem do Bispo que será financiada em 100% pela Câmara com um investimento de mais de 800 mil euros”.

“Desde 1 de Março, o Hospital Amadora-Sintra dispõe de uma Viatura de Emergência Médica e foi reforçada a equipa medica e de enfermagem no SUB DE Algueirão Mem Martins, assim como no último ano iniciaram funções 18 novos médicos, aumentando em 30 mil o número de utentes com médico de família, e 22 enfermeiros”, mencionou ainda o presidente da autarquia de Sintra.

A apresentação pública do Plano Local de Saúde para o biénio 2015-2017 ficou a cargo da representante da Unidade de Saúde Pública dos ACES de Sintra, Celene Neves.

Na cerimónia estiveram presentes a presidente do Conselho de Administração da ARSLV, Rosa Matos, o vice-presidente do Conselho de Administração da ARSLVT, Luis Pisco, a Delegada de Saúde Pública Regional Adjunta da LVT, Elsa Soares e a Diretora da Unidade de Saúde Pública do ACES de Sintra, Noémia Gomes.

Consulte o Plano Local de Saúde