Hospital Amadora-Sintra reforça luta contra o VIH

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca disponibiliza uma consulta especializada em Profilaxia Pré-exposição da Infeção por VIH (PrEP), que está inserida na estratégia nacional de luta contra esta infeção.

A iniciativa que incide na população em risco acrescido de infeção, conduz a uma redução de até 90 % no risco de aquisição de infeção VIH, constituindo assim uma das abordagens a disponibilizar aos cidadãos, de forma a contribuir para a eliminação da infeção VIH em Portugal.

Com a realização desta consulta no Hospital Fernando Fonseca, a população do concelho de Sintra é beneficiada pela questão da proximidade, e pelo facto de possibilitar que mais cidadãos tenham acesso à consulta, pois a rede nacional PrEP está em expansão, abrangendo assim um maior número de potenciais beneficiários.

Devem ser referenciadas para esta consulta de especialidade hospitalar as pessoas com risco acrescido de aquisição de infeção por VIH, mais concretamente: 

  • Pessoas que nos últimos seis meses tiveram relações sexuais sem uso consistente de preservativo com parceiros sexuais com estatuto serológico para VIH desconhecido;
  • Pessoas que nos últimos seis meses tiveram diagnóstico de infeção sexualmente transmissível;
  • Pessoas cujo parceiro(a) está infetado por VIH, sem acompanhamento médico ou sem terapêutica antirretroviral ou sem supressão virológica e que não utilizem consistentemente preservativo;
  • Pessoas que referem uso de substâncias psicoativas durante as relações sexuais;
  • Utilizadores de drogas injetadas que partilham agulhas, seringas ou material para preparação das mesmas.

Na consulta de PrEP, será avaliada a existência de condições clínicas para acesso à participação no programa de profilaxia e será assegurada a disponibilização gratuita dos medicamentos aprovados para serem utilizados em contexto da PrEP. Estes medicamentos, diminuem o risco de contrair a infeção por VIH.

A referenciação para a consulta PrEP pode ser feita através dos cuidados de saúde primários ou de Organizações não Governamentais que operam na área do VIH, bem como de outros serviços do HFF.

Adicionalmente, os próprios utentes podem solicitar o acesso a esta consulta, podendo fazê-lo através do endereço de mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..