Hospital Amadora Sintra sensibiliza população para cuidados a ter com a gripe

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, clarifica o conhecimento sobre a gripe, nomeadamente sobre o que é esta doença, o seu tratamento, e um conjunto de medidas simples de prevenção a adotar para se manter protegido.

Com o tempo mais frio e o Inverno, chega, também, a gripe sazonal, um tema de saúde pública prioritário. A estimativa de todas as epidemias anuais de gripe em todo o mundo aponta para que existam aproximadamente 3 a 5 milhões de casos de doenças graves provocadas pela gripe e a morte de cerca de 500 mil pessoas.

A gripe é uma doença infeciosa causada pelo vírus influenza, sendo a tosse e espirros os principais veículos transmissores, assim como o contacto direto com superfícies ou partes do corpo contaminadas.

Tal como com outros vírus, o seu contágio pode ser prevenido com um conjunto de medidas de autoproteção. Neste aspeto, e tal como no caso da COVID-19, os cuidados com a higienização das mãos e etiqueta respiratória (como tossir para o cotovelo, usar máscara, evitar locais fechados não arejados) são essenciais para travar a transmissão.

O vírus da gripe afeta o trato respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos) e os sintomas podem ser diversos: febre, tosse, dor de garganta, congestão nasal, dores musculares ou corporais, dores de cabeça, fadiga e vómitos e diarreia (mais comum nas crianças do que em adultos). Se tem algum destes sintomas, não deve ir trabalhar e deverá utilizar de imediato uma máscara e praticar o distanciamento social para evitar contágio de terceiros.

A gripe é causada por vírus e não por bactérias, por isso no seu tratamento não são indicados antibióticos. Repousar e ingerir líquidos para evitar a desidratação são aconselhados, principalmente quando há febres altas. A febre, dores de cabeça e dores musculares podem ser controladas com medicamentos antipiréticos, como paracetamol ou ibuprofeno. Por sua vez, a tosse seca pode ser tratada com um antitússico (xarope ou pastilhas), enquanto a tosse com expetoração deve tratada com um xarope expetorante.

O quadro de infeção por vírus da gripe costuma ser de curta duração. Em condições normais, há uma recuperação completa num período máximo de duas semanas, exceto em pessoas mais vulneráveis, como os idosos, crianças mais pequenas, ou doentes crónicos. Nestes casos, a vigilância médica é essencial e algum agravamento de sintomas deverá ser alvo de vigilância médica.

A gripe pode ser prevenida através da vacinação. A vacinação contra a gripe é recomendada a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos seis meses), grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados. Os vírus da gripe estão em constante mutação, pelo que é necessário repetir a vacinação todos os anos.

A vacina contra a gripe está neste momento disponível, gratuitamente, para pessoas com mais de 60 anos. As pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita podem adquirir a vacina nas farmácias, sob prescrição médica, beneficiando de comparticipação do Estado de 37%.

Se tem sintomas ou suspeita de gripe, contacte o seu médico de família, centro de saúde, ou ligue para a linha SNS 24 (808 24 24 24) antes de se dirigir a uma urgência hospitalar. Na época de gripe, os serviços de urgência dos hospitais são locais onde existe maior risco de infeção e aos quais só deve recorrer quando absolutamente necessário e apenas por indicação médica.