Programa Municipal de Desfibrilhação de Sintra em discussão pública

A Câmara Municipal de Sintra promove a discussão pública do Programa Municipal de Desfibrilhação de Sintra (PMDS) até 10 de janeiro de 2020.

O Programa Municipal de Desfibrilhação de Sintra estabelece uma estratégia municipal na área do socorro a vitimas de PCR (paragem cardio-respiratória) com o objetivo de reduzir o número de mortes por PCR, aumentar a cultura de socorro nas situações de PCR, elevar o número de pessoas com formação em SBV (suporte básico de vida) e DAE (desfibrilhadores automáticos externos), alargar a rede municipal de desfibrilhação automática externa e aumentar o conhecimento sobre a PCR.

O Município de Sintra dispõe já de uma rede municipal de desfibrilhação que assenta na instalação de DAE’s (fixos) em locais com grande afluência de pessoas (23 Equipamentos Municipais, 27 Escolas 2/3 e Escolas Secundárias) e em locais de alto risco (6 Complexos Desportivos, 16 Unidades de Saúde).

O programa tem como objetivo ampliar a rede através da instalação de DAE’s (fixo ou portátil) noutros locais de grande afluência ou considerados de elevado risco como por exemplo, os Espaços de Cidadão, Juntas de Freguesia, Equipamentos Culturais, Desportivos, Recreativos e Sociais, Ginásios, Farmácias, Escolas Profissionais, Espaços Públicos (Parques Urbanos, Estações Ferroviárias, Centos Históricos, Praias Vigiadas, etc) e Viaturas de Socorro.

Os contributos e sugestões devem ser enviados até 10 de janeiro de 2020, para o Gabinete de Apoio ao Munícipe.

Programa Municipal de Desfibrilhação de Sintra

PMDS - Eixo 1  Alargamento da Rede Municipal de Desfibrilhação