Nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados em Sintra

Foi inaugurada, esta segunda-feira, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados “Casa do Sagrado Coração de Jesus”, em Albarraque - freguesia de Rio de Mouro. O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, a ministra da Saúde, Marta Temido, e a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho estiveram presentes na cerimónia de inauguração.

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) "Casa do Sagrado Coração de Jesus" é um complexo social que integra agora a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.  No piso 1 está instalada a UCCI nas modalidades de média duração e reabilitação (26 camas) e longa duração e manutenção (30 camas), totalizando 56 camas. No piso 0 situa-se um Centro de Fisioterapia e Reabilitação, com serviços de acompanhamento médico em: psicologia, terapia ocupacional, terapia da fala, dietética e nutrição e serviço social e animação sociocultural.

Basílio Horta, salientou que “desde o primeiro dia do mandato que a solidariedade está na primeira linha das nossas preocupações. Somos um concelho com mais de 400 mil habitantes e um vasto território, duas caraterísticas que nos dão muita responsabilidade. A primeira linha da nossa atuação são as pessoas”. O autarca relembra ainda que “a área da saúde é uma prioridade e as quatro novas unidades de saúde de Queluz, Almargem do Bispo, Agualva e Sintra são a prova disso. Neste momento está em construção o centro saúde de Algueirão – Mem Martins, que irá servir 62 mil utentes num investimento de 4 milhões de euros e ainda o novo Hospital de Sintra, pagando a autarquia 30 milhões de euros. É este o caminho que queremos e que vamos seguir, tudo isto sem esquecer a virtuosa parceria com ministério da Saúde, o estado local e estado central com um objetivo comum, que é o de servir os munícipes”.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, considera que “esta unidade representa uma parceria exemplar entre saúde e solidariedade, é um exemplo entre cooperação, numa resposta conjunta entre o setor privado e setor público e que se trata de um projeto para o futuro, uma sociedade que responde à necessidade demográfica”.

Marta Temido sublinhou que “a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados nasceu em 2006, para pessoas que estejam em situação de dependência e necessitem de cuidados continuados de saúde e de apoio social, mas esta necessidade tem vindo a aumentar baseando-se em diversos fatores como uma maior expetativa de vida da população mais idosa, envelhecimento progressivo, o progresso social, as alterações económicas, sociológicas e demográficas que exigem novas adaptações. Só conseguimos enfrentar os desafios que nos esperam se conseguirmos fazer pontes de forma eficiente e com boas respostas para a população idosa”.

As Unidades de Internamento de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) têm por objetivo a prestação de cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência, permitindo a promoção da reabilitação, estabilização clinica e autonomia dos doentes. Nas UCCI são prestados cuidados que previnem e retardam o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e qualidade de vida.

A Casa do Sagrado Coração de Jesus, da Fundação António Sardinha, é uma instituição particular de solidariedade social e tem por missão o tratamento de doentes cujo estado de saúde não permita uma assistência adequada no domicílio e pretende ser uma instituição de referência na prestação de cuidados de saúde de qualidade e apoio social à população.