“Praia Acessível para Todos” 2019

A Câmara Municipal de Sintra desenvolve desde 2002 o projeto “Praia Acessível, Praia para Todos” que possibilita que durante a época balnear os cidadãos com mobilidade condicionada tenham acesso pleno e nas melhores condições à praia e ao mar, contribuindo assim para a melhoria da sua qualidade de vida.

O projeto decorre de 1 de julho a 31 de agosto, diariamente, incluindo fins de semana e feriados, das 10h00 às 19h00, nas praias da Adraga (Almoçageme) e das Maçãs que reúnem as condições necessárias em termos de acesso e instalações sanitárias adequadas.

Na Praia das Maçãs o município disponibiliza passadeiras no areal e cadeiras de praia, modelo tiralô, que possibilitam a deslocação na areia e o acesso ao mar / banho, bem como monitores que dão o apoio necessário.

Na Praia da Adraga os utentes poderão usufruir de passadeiras que permitem a acessibilidade, de forma autónoma, à zona de sombra, ao duche e à zona de banhos.

Estas pessoas deslocam-se às praias integradas em instituições, com as respetivas famílias ou de forma autónoma.

Estes equipamentos apropriados disponibilizados pelo município, permitirão a estes cidadãos beneficiarem das potencialidades lúdicas e terapêuticas que a praia/mar proporciona, tornando o lazer e a recreação acessível a todos.

Este projeto é gratuito, inclui a reserva de lugares de estacionamento para pessoas com deficiência e é desenvolvido em parceria com a Associação de Bombeiros Voluntários de Colares.