Polos de Saúde de Almargem do Bispo já reabriram

cs dmaria

As três extensões de saúde da freguesia de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar encerradas em junho reabriram esta sexta-feira após a contratação de médicos pela Câmara Municipal de Sintra.

A Câmara Municipal de Sintra assumiu a contratação de médicos para os polos de saúde de Dona Maria, Sabugo e Almargem do Bispo, encerrados em junho pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Durante a reabertura da Extensão de Saúde de Dona Maria, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, afirmou que se tratou de uma questão de humanidade reabrir estas unidades de saúde.

Para Basílio Horta, ao contratar os médicos a Câmara cumpriu o seu dever de auxílio a uma população maioritariamente idosa e sem meios para se deslocar a outras unidades de saúde dentro da freguesia.

As condições das infraestruturas e o acesso das populações à saúde é uma das principais prioridades estabelecidas pela autarquia. O concelho tem carência de 68 médicos, tem 111 mil utentes sem médico de família e vários centros de saúde não apresentam condições mínimas quer para os utentes quer para os profissionais.

A autarquia e o Ministério da Saúde acordaram recentemente a construção de quatro novos centros de saúde no concelho, nomeadamente em Algueirão-Mem Martins, Agualva, Almargem do Bispo e Queluz. A Câmara cede os terrenos ou edifícios e paga 30% do investimento.

Em maio, a Câmara Municipal de Sintra cedeu três funcionários administrativos para impedir o encerramento da Extensão de Saúde de São João das Lampas, durante os três meses do verão.