Jornadas do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar realizaram-se em Sintra
Sintra acolheu as IV Jornadas do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da Administração de Lisboa e Vale do Tejo, este ano sob o mote "Ponte entre conhecimento e capacitação".
Estas jornadas, que tiveram lugar no Centro Cultural Olga Cadaval, de 29 a 30 de setembro, são o mais importante evento de Medicina Geral e Familiar da região de Lisboa e Vale do Tejo, pelo impacto já comprovado na formação contínua junto dos médicos de Medicina Geral e Familiar.
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, esteve presente na Cerimónia de Abertura do evento e aproveitou o momento para sublinhar que “em Sintra a saúde sempre foi a nossa primeira prioridade”. “Estamos a construir um hospital, num investimento superior a 50 milhões de euros, para oferecer aos nossos munícipes uma qualidade de vida superior no setor da saúde. Construímos seis centros de saúde, um investimento de cerca de 8 milhões de euros, todos em funcionamento”, referiu o autarca.
Basílio Horta terminou salientando que “a saúde é o direito dos direitos e cabe-nos olhar atentamente para esta matéria”.
Esta iniciativa, organizada por médicos internos de Medicina Geral e Familiar, realiza-se a cada dois anos, mobilizou mais de 500 profissionais médicos internos e especialistas em diversas áreas da Medicina, entre os quais se destacaram 80 oradores.
As Jornadas permitiram o debate de diversas questões como “Rastreios Oncológicos: diagnosticar é tratar?”, "Fim de Vida com Dignidade: o papel do MGF", "A saúde da Mulher e os Desafios Contemporâneos" ou "Medicina do Estilo de Vida" são os temas de algumas dessas intervenções.
O programa contou ainda com um workshop dirigido exclusivamente a orientadores de formação intitulado “EIO - Novos Rumos com o Novo Guião”, com o objetivo de "apresentar o novo Guião de EIO, partilha de experiências e discussão de aplicações práticas".
Foi também apresentado o Manual Prático do Médico Orientador de Formação, um livro escrito por especialistas, orientadores de formação e internos de formação específica em Medicina Geral e Familiar, criado como um ´mapa de orientação` sistematizado e sucinto, que aborda os principais aspetos teóricos e práticos do processo formativo de orientação, aprendizagem e treino em contexto clínico.