COVID-19 | Mais de 3200 pessoas já foram vacinadas em Sintra

Já foram vacinadas mais de 3200 pessoas dos grupos prioritários de Sintra, na 1.ª fase da vacinação contra a Covid-19, que arrancou no passado dia 8 de fevereiro.

Assim, foram já vacinados 648 profissionais dos cuidados de saúde primários, dos quais 362 com vacina completa e 286 com a 1ª dose, 1020 profissionais e 1582 utentes de lares e da rede nacional de cuidados continuados com a 1ª dose da vacina.

Estes profissionais foram vacinados nas instalações das áreas dedicadas para doentes respiratórios, no Centro de Saúde da Terrugem e nas instalações dos lares e unidades de Cuidados Continuados.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Sintra criou 5 polos de vacinação contra a Covid-19, para vacinar cerca de 15 mil utentes.

Os 5 polos de vacinação estão instalados no complexo desportivo Municipal de Fitares, no Mercado de Agualva, na Junta de Freguesia de Casal de Cambra, no Centro de Saúde da Terrugem e na Associação Humanitária de Bombeiros de Belas.

Ainda, no decurso da 1.ª fase de vacinação serão vacinados os seguintes grupos prioritários:
• Pessoas com 50 anos ou mais anos, com pelo menos uma das patologias fixadas pela Task Force (estimando-se como base de partida 15.000 utentes);
• Pessoas com 80 ou mais de idade (20.053 utentes);
• Profissionais Envolvidos na emergência pré-hospitalar e no transporte de doentes urgentes – Bombeiros – (230 utentes constantes de lista enviada pelo MAI- Ministério da Administração Interna);
• Profissionais envolvidos na execução do Plano de Vacinação contra a Covid-19 (GNR, PSP, ANPC e Força Especial de Proteção Civil).

A campanha de vacinação contra a Covid-19 foi planeada de acordo com a disponibilidade das vacinas contratadas para Portugal, que estão a ser administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada.