COVID-19 | Equipas de Sintra já apoiaram mais de 7000 pessoas

Mais de 7100 pessoas foram contactadas pelas equipas multidisciplinares, formadas pela Câmara Municipal de Sintra, que se dedicam inteiramente ao apoio direto a casos ativos de COVID-19 no concelho.

A formação de 8 equipas multidisciplinares em Sintra permitiu que, desde o início de julho, tenham sido realizadas cerca de 2900 visitas a agregados familiares num apoio direto a mais de 7100 pessoas.

No decorrer destas visitas, e neste trabalho de proximidade, é ainda acautelada a verificação de necessidades na prestação de cuidados básicos de saúde e socioeconómicos, tendo resultado em diversos pedidos de produtos alimentares, medicamentos, habitação alternativa, assim como pedidos de apoio económico.

Desde julho, as visitas destas equipas aos agregados familiares afetados pelo surto de COVID-19 permitiu responder a mais de 300 pedidos de agregados familiares para apoio alimentar que se traduz num apoio a mais de 1200 pessoas;  a autarquia respondeu a mais de 40 pedidos para obtenção de medicamentos; mais de 90 pedidos de apoio económico e quase 30 pedidos de habitação de emergência alternativa nos casos em que é inviável o cumprimento das normas sanitárias que o confinamento e isolamento profilático aconselham.

Em todas as visitas, são entregues pelas equipas: termómetros, máscaras cirúrgicas e gel desinfetante para que, ainda que em confinamento obrigatório, ser reduzam todos os riscos de transmissão dentro do domicílio ou no caso de ter de se deslocar para cuidados de saúde autorizados.

Recorde-se que as visitas são asseguradas por equipas multidisciplinares constituídas por: enfermeiros do ACES de Sintra, técnicos de ação social da autarquia, Proteção Civil e Polícia Municipal de Sintra e um elemento da junta de freguesia da área de residência. Há ainda, na retaguarda, uma equipa - composta por técnicos da Segurança Social e da Câmara Municipal de Sintra - que recebem, avaliam e encaminham, diariamente, os relatórios com os diversos pedidos de apoio para intervenção imediata.

A autarquia de Sintra continua a acompanhar a evolução da propagação da COVID-19, antecipando e atuando com novas medidas preventivas, caso seja necessário, garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como o apoio à população.