Câmara de Sintra renova apoio para acolhimento de pessoas em situação de sem abrigo

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a continuidade do acordo de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Sintra, garantindo assim o funcionamento do Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo.

Este acordo, no valor de 80 mil euros, permite a continuidade do programa de acolhimento social que tem lugar no CAPSA – Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo, espaço criado pela autarquia e dedicado aos cidadãos mais vulneráveis com o objetivo de combater e prevenir situações de pobreza extrema e de risco social.

Para Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, esta parceria permite manter “o importante trabalho de reintegração, providenciando abrigo e ferramentas para que possam construir, ou reconstruir, um projeto de vida."

O Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo criado pela autarquia de Sintra, e sob gestão da Santa Casa da Misericórdia de Sintra, tem capacidade para 32 utentes e desenvolve um trabalho que abrange não só o acolhimento social, mas também o acompanhamento e integração social dos indivíduos prestando apoio adequado a cada caso.  Atualmente, encontram-se no CAPSA um total de 26 utentes que são acompanhados por equipas especializadas com vista à sua autonomização e reinserção social.