Câmara de Sintra lança concurso de conceção e construção do Centro de Saúde de Mira Sintra num investimento superior a 2 milhões de euros

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de concurso público para a conceção e construção da Unidade de Saúde Familiar de Mira Sintra, no valor de 2 milhões e 30 mil euros.

O equipamento, a construir de raiz num terreno municipal, no Casal da Pedra, na União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra, tem uma área bruta de construção de 951,05 m² e irá beneficiar cerca de 7 mil utentes.

Basílio Horta, presidente da autarquia, salienta que “este novo equipamento irá colmatar a carência de cuidados de saúde primários na freguesia” e sublinhou que "desde o primeiro mandato, estabelecemos a saúde como uma prioridade essencial para assegurar o mínimo de dignidade no acesso aos serviços de saúde para os nossos munícipes”.

O edifício, projetado em formato de “I”, contará com dois pisos. O piso térreo será dedicado à receção, sala de espera, apoio administrativo, 10 gabinetes para prestação de cuidados de saúde e espaço de apoio geral. Já no piso 1 encontra-se a unidade de cuidados na comunidade (UCC), área de apoio geral, uma zona técnica e um terraço. As infraestruturas viárias, estacionamento descoberto e espaços verdes propostos e a desenvolver no âmbito da intervenção ocupam cerca de 5.703,90 m².

O equipamento será também dotado de 63 lugares de estacionamento à superfície, dos quais dois são destinados a utentes com mobilidade condicionada, quatro a veículos de transporte não urgente de doentes e dois para ambulâncias.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Sintra aprovou recentemente um investimento significativo na construção do Centro de Saúde da Tapada das Mercês, com um valor de 3 milhões e 320 mil euros e que irá beneficiar cerca de 14 mil utentes.

Image
Image